.: Educação prepara capacitação sobre primeiros socorros para servidores das escolas

25 de outubro de 2022 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Saúde do Escolar, desenvolverá durante os meses de novembro e dezembro ampla capacitação sobre primeiros socorros para todos os servidores que atuam dentro e fora das salas de aula, bem como de funcionários terceirizados.

A capacitação será realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Piracicaba, com o bombeiro educador David Antônio Filho e a enfermeira Juliana Baldan de Barros, do Núcleo de Educação em Urgência. Eles efetuarão os treinamentos tendo como objetivo principal capacitar os servidores para um socorro rápido em ocorrências na Rede Municipal de Educação.

A ação já vem sendo preparada desde meados do mês de setembro e será realizada com todos os servidores da pasta, bem como com funcionários terceirizados.

Além disso, esta é uma obrigação dada pela Lei Estadual nº 15.661/2015, que consiste na adoção de programa de primeiros socorros nas redes de educação em todo o estado de São Paulo.

“Cumprindo essa determinação, logo mais todos os nossos servidores receberão os treinamentos e estarão aptos a realizar as primeiras intervenções até a chegada do socorro. Faremos a nossa parte para garantir a integridade de todos os nossos alunos dentro e fora das salas de aula enquanto estiverem no ambiente escolar”, falou o secretário Bruno Roza.

A ação já está sendo planejada desde meados do mês de setembro. Em 12/09, o secretário de Educação Bruno Roza recebeu o tenente Erick Dias Fernandes e o Cabo PM David Antônio Filho, do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, bem como Cláudia Parussulo, do Setor de Saúde do Escolar, e Fortunato Vendramini, da Brigada de emergência da SME, para discutir e planejar a capacitação de primeiros socorros na Rede.

“Mesmo com a obrigatoriedade, poucos municípios fizeram o treinamento nessa proporção. Com certeza poderemos evitar complicações e salvar vidas.”, disse Cláudia Parussulo, chefe do Setor de Saúde do Escolar.