.: Educação oferta capacitação sobre primeiros socorros para servidores

9 de novembro de 2022 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Saúde do Escolar, iniciou no sábado, dia 04/11, a capacitação em primeiros socorros de todos os servidores que atuam dentro e fora das salas de aula, bem como de funcionários terceirizados. A atividade será realizada durante todo o mês de novembro e dezembro.

A medida vem sendo realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros e Samu de Piracicaba, tendo como objetivo principal a busca de um socorro rápido em ocorrências na Rede Municipal de Educação.

O prefeito Luciano Almeida homenageou os profissionais responsáveis pela formação aos mais de 4 mil servidores da Educação Municipal.

Na manhã de hoje, quinta-feira, dia 09/11, o prefeito Luciano Almeida acompanhou as atividades realizadas no anfiteatro Professor Hamilton Fernando Torrezan e pode, em nome da Prefeitura de Piracicaba, homenagear os profissionais responsáveis pela formação aos mais de 4.000 servidores da Educação Municipal.

Também participaram do ato os secretários municipais de Educação e Saúde, Bruno Roza e Filemon Silvano, respectivamente, o subsecretário da Saúde, Augusto Muzilli Júnior, a chefe do Setor de Saúde do Escolar, Cláudia Parussulo, e as coordenadoras da Educação Básica da SME, Marilda Soares e Renata Bastos.

No ato, o prefeito Luciano Almeida entregou certificados e reconheceu o trabalho do Corpo de Bombeiros e Samu de Piracicaba.

“Se aprendermos poucas manobras que sejam durante esse treinamento, conseguiremos salvar vidas. Enalteço a iniciativa e o importante trabalho desempenhado pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Samu, juntamente com a Rede Municipal de Educação. Esse é o caminho pra que a gente possa ajudar, de fato, o próximo”, pontuou o prefeito Luciano Almeida no momento da entrega do reconhecimento aos profissionais.

“Cumprindo essa determinação e recebendo essa importante capacitação, logo mais, todos os nossos servidores estarão aptos a realizar as primeiras intervenções até a chegada do socorro. Estamos fazendo a nossa parte para garantir a integridade de todos os nossos alunos dentro e fora das salas de aula enquanto estiverem no ambiente escolar. Agradeço toda a equipe que se esmera na realização deste treinamento”, destaca o secretário Bruno Roza.

Treinamentos acontecerão entre os meses de novembro e dezembro, sendo disponibilizados para todos os servidores efetivos, comissionados e terceirizados da Educação.

Esta é uma obrigação dada pela Lei Estadual nº 15.661/2015, que consiste na adoção de programa de primeiros socorros nas redes de educação em todo o Estado de São Paulo e que Piracicaba passa a cumprir.

“Com o treinamento, com certeza, teremos redução de agravos infantis decorrentes de situações de risco, evitando assim complicações e salvando vidas de nossos alunos matriculados na Rede Municipal de Educação”, ressalta Cláudia Parussulo, chefe do Setor de Saúde do Escolar.