.: Educação Municipal recebe laboratório de robótica da Hyundai

29 de agosto de 2023 • Ygor Oliveira

A Hyundai Motor Brasil entregou à Prefeitura de Piracicaba hoje, terça-feira, 29/08, mais um laboratório de robótica e tecnologia para uso na Rede Municipal de Educação. O Espaço Maker – Multiplique o Bem foi instalado na Escola Municipal Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira. Outros dois laboratórios também patrocinados pela multinacional coreana foram instalados nas escolas estaduais Jethro Vaz de Toledo e Monsenhor Jerônymo Gallo.

Prefeito Luciano Almeida decerrando a placa de inauguração do espaço maker da escola Professora Ilda Jenny, ao lado de vereadores, secretário de educação, representande da Hyundai, diretora da escola e alunos. O espaço, desenvolvido pelo projeto social Multiplique o Bem, foi instalado na Escola Municipal Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira.

O projeto nasce de uma parceria entre os patrocinadores e o programa de Escola em Tempo Integral (ETI Pira), implementado no ano letivo de 2023 na Rede Municipal de Educação. Através do espaço Maker, os alunos participam de oficinas de economia criativa que visam não somente o desenvolvimento de habilidades inovadoras, mas também emocionais.

Com o laboratório serão oferecidas oficinas de criação de games, de apps e sites, de programação, de robótica para que os alunos tenham acesso a essas novas tendências de mercado, visando sua capacitação e qualificação para o mercado de trabalho, sendo utilizadas pelos alunos do ETI Pira, de toda a Escola Municipal Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira e da Educação Municipal.

Prefeito Luciano entrando na sala após a inauguração acompanhado dos alunos e vereador Através do espaço maker, os alunos participarão de oficinas de economia criativa que visam não somente o desenvolvimento de habilidades inovadoras e emocionais.

O evento de inauguração do Espaço Maker contou com a participação do prefeito Luciano Almeida, dos vereadores Acácio Godoy e Valdir Vieira Marques (Paraná), do gerente-executivo da Hyundai Motor Brasil, Eduardo Fischmann, além do secretário de Educação de Piracicaba, Bruno Roza, e do time da EM Ilda Jenny, representados pela diretora Vanessa Guerra.

O prefeito Luciano Almeida destacou que o investimento se somará aos investimentos que a Administração tem feito. Ele também reforçou o orgulho que todos os 36 mil alunos da Rede Municipal devem ter de estudar nas escolas municipais. “Nós queremos, daqui há 20 anos, ver vocês trabalhando na Hyundai, em outras grandes multinacionais, trabalhando aqui em nossa escola, como professor, criar uma carreira no magistério. Vocês terão muitas oportunidades sem qualquer diferença com as escolas particulares, podem se orgulhar disso. Vocês serão os melhores alunos de Piracicaba”, ressaltou o chefe do Executivo.

Aluno com o uniforme da Prefeitura falando ao microfone, agradecendo o apoio e incentivo a escola. Representando os alunos, Heitor Tosatto, do 5º ano C, agradeceu todos por nos oferecer um ensino de qualidade e todo o suporte à EM. Ilda Jenny.

FUTURO – Representando os alunos das turmas dos 5ºs anos A, B e C, discursaram os alunos Isabel Santos Honório, Luiz Guilherme Serafim e Heitor Tosatto, que destacaram o quão importante será para o futuro deles contar com esse espaço e o conhecimento em robótica e maker. “Minha sala trabalha por projetos, um para cada dia da semana, e temos o projeto Multiplique o Bem com aulas remotas de produção de games e agora de robótica. Aprenderemos a montar um robô com arduíno e sucata, uma experiência incrível e desafiadora. Quero agradecer a todos por nos oferecer um ensino de qualidade e todo o suporte que temos da nossa escola”, destacou o aluno Heitor Tosatto, do 5° ano C.

Já a gestora da unidade em que o laboratório foi instalado, Vanessa Guerra, pontuou a importância do espaço aliado à educação em tempo integral. “O acesso às aulas com o novo laboratório tem objetivo de despertar o interesse em linguagem tecnológica, programação robótica, mostrando que todos podem ter acesso às inovações tecnológicas. Com certeza, contribuírão muito para a formação e crescimento profissional e pessoal dos alunos”, pontuou.

Os alunos da EM. Ilda Jenny Stolf Nogueira explicam ao prefeito Luciano Almeida e ao gerente da Hyundai Eduardo Fischmann um pouco sobre os equipamentos utilizados.

O gerente-executivo da Hyundai Motor Brasil, Eduardo Fischmann, destacou os investimentos e destinação de recursos para o fomento à educação de Piracicaba. Durante o evento, ele comentou que essa estrutura entregue será uma importante ferramenta na educação das crianças e adolescentes da cidade. “Estamos muito contentes porque estão mais do que preparados e super engajados com as práticas do projeto. Para nós da Hyundai é o que importa: oportunizar essas experiências através das oficinas. Quero realmente agradecer vocês em nome dos nossos quase 3.500 colaboradores diretos que trabalham na Hyundai. Espero que alguns de vocês possam se juntar ao nosso time muito em breve”, disse.