.: Educação Municipal recebe dois laboratórios de robótica da Fundação ArcelorMittal

29 de março de 2023 • Ygor Oliveira

A Fundação ArcelorMittal entregou à Prefeitura de Piracicaba hoje, quarta-feira, 29/03, dois laboratórios de robótica e tecnologia para uso na Rede Municipal de Educação. O primeiro foi o Lab Mentes Brilhantes, implantado na Secretaria Municipal de Educação, e o outro foi o Lab Steam – Prêmio Liga Steam, que está na Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio. A sala Lab Steam é resultado da conquista do Prêmio Liga Steam, iniciativa que premia projetos com impacto socioambiental no país.

Orientadores demonstram as atividades que serão realizadas com os equipamentos e kits do laboratório.

O espaço situado no prédio da Secretaria Municipal de Educação passou por ampla reforma, recebendo nova mobília e kits de robótica Lego, notebooks e tablets. A sala ficará à disposição e para o uso das 124 escolas – tanto de Ensino Infantil, quanto de Ensino Fundamental I – que compõem a Rede de Educação Municipal de Piracicaba. Além da entrega, a Fundação ArcelorMittal garantirá a capacitação e treinamento de 12 educadores para a gestão e atendimento aos alunos que vão utilizar o local.

Para o uso do espaço, as unidades deverão agendar com a equipe que ficará responsável pela gestão do Lab Mentes Brilhantes, com a cessão de transporte e deslocamento dos alunos ofertados pela SME.

Presentes no ato solene de inauguração do Lab Mentes Brilhantes comemoram a entrega do espaço para a Rede Municipal de Educação.

Essa é mais uma importante parceria que a Fundação ArcelorMittal desenvolve pela Educação Municipal de Piracicaba. Durante o ano de 2022, 622 professores e profissionais integrantes do quadro do magistério municipal receberam a capacitação e formação da Liga STEAM. A ação é patrocinada pela Fundação e realizada pela Tríade Educacional, com o intuito de desenvolver áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, as quais são interligadas em atividades dentro e fora da sala de aula.

EVENTO DE ENTREGA – O evento de entrega do laboratório aconteceu no anfiteatro “Hamilton Fernando Torrezan” e teve a presença de autoridades e representantes da educação municipal, como diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e formadores, além de representantes da Fundação ArcelorMittal e da planta de Piracicaba.

O prefeito Luciano Almeida entrega placa de agradecimento ao diretor da Fundação ArcelorMittal Herick Marques e ao diretor e professora da EM. Antonia Benedita Eugênio pelo 1º lugar no prêmio Liga Steam.

Diretor superintendente da Fundação ArcelorMittal, Herick Marques destacou os amplos investimentos e destinação de recursos para o fomento da educação, esporte e cultura de Piracicaba. Durante o evento, ele comentou que essa estrutura entregue será uma importante ferramenta na educação das crianças e adolescentes da cidade. “Os estudantes da rede municipal vão ter contato com uma abordagem inovadora e moderna, que vem sendo aplicada em vários países no mundo. Reforçamos o nosso compromisso em participar ativamente da construção de um futuro com oportunidades para todos”, disse.

Presente no evento, o prefeito Luciano Almeida destacou que o investimento e a formação em STEAM na Rede Municipal de Educação se somará com os investimentos que a administração tem feito em benefício aos 36 mil alunos. “Essa parceria com a Arcelor chega em um momento muito importante para a educação em Piracicaba. Iniciamos um projeto transformador, com um novo método de ensino, com entrega de 7 mil chromebooks, que possibilitarão aos 36 mil alunos aprender diferentes habilidades, e aos professores acesso a ferramentas mais dinâmicas e modernas”, ressaltou o prefeito Luciano Almeida.

A EM. Antonia Benedita Eugênio passa a contar com o Lab STEAM por vencer a 1º edição do Prêmio Liga STEAM na categoria Ensino Fundamental.

PRÊMIO LIGA STEAM – Também na manhã de hoje, a Fundação ArcelorMittal entregou uma sala de robótica na Rede Municipal de Educação de Piracicaba. Instalada na Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio, a sala Lab Steam é resultado da conquista do Prêmio Liga Steam, iniciativa que premia projetos com impacto socioambiental no país.

A escola venceu, no ano passado, a categoria Ensino Fundamental com o projeto Superarquitetos do Lazer em Defesa da Sustentabilidade, e recebeu o ambiente de inovação no valor de R$340 mil, oportunizando aulas de modelagem 3D, experimentos com impressoras 3D e contato com computadores de alta tecnologia. Os alunos do 1º ao 5º ano matriculados na unidade vão montar e aprender a programar os robôs e reforçar os conceitos que são trabalhados nas áreas Steam (acrônimo, em inglês, para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e desenvolver habilidades e competências que os coloquem em posição de destaque em um futuro profissional.

Os alunos da EM. Antonia Benedita Eugênio demonstram aos presentes na inauguração os projetos que já desenvolveram com os equipamentos do Lab STEAM.

“Esse é o resultado de um esforço de toda a nossa equipe na construção do projeto. Com a iniciativa da professora Karina Trevisan Fernandes Ferraz, os nossos alunos colocaram em prática o que aprendemos durante a capacitação Steam e saímos vencedores desse prêmio nacional tão importante. Que, assim como a Fundação ArcelorMittal, outras empresas tenham ações de incentivo à educação e ao futuro melhor para as nossas gerações”, destacou o diretor da unidade, Bruno Sérgio de Oliveira.