.: Educação inicia segundo ciclo do projeto de Transformação Digital na segunda-feira, 26/02

22 de fevereiro de 2024 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação promove de 26 a 29 de fevereiro, o lançamento da Trilha de Formação em Google Workspace for Education para os professores e profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Piracicaba. Este é o segundo ciclo de formações, que integra o Projeto de Transformação Digital no município.

Serão dez sessões de lançamento para apresentar as atividades aos 2.100 educadores da rede que serão contemplados nessa fase. Os encontros de lançamento acontecerão no Anfiteatro Prof° Hamilton Fernando Torrezan, da SME, para a apresentação das propostas e dos próximos passos das atividades previstas para este ano.

A iniciativa chegou à rede no ano passado, em parceria com a empresa Colaborativa, parceira do Google for Education. As iniciativas da Colaborativa são focadas na capacitação de educadores e de líderes educacionais para a transformação da sala de aula e da gestão.

Por meio dos projetos desenvolvidos, a empresa visa oferecer programas de desenvolvimento profissional usando tecnologias digitais colaborativas com significado e propósito para promover experiências centradas na aprendizagem, no aluno e no educador.

Desde 2023, alunos, professores e funcionários da equipe técnica da SME são beneficiados pelo projeto, que envolve desde a área de tecnologia da informação, até a área pedagógica

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM PIRACICABA – Desde 2023, alunos, professores e funcionários da equipe técnica são beneficiados pelo projeto, que envolve desde a área de tecnologia da informação, até a área pedagógica, englobando todo o ecossistema da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, com o objetivo de utilizar da melhor forma o que a tecnologia tem a oferecer para apoiar no processo de ensino-aprendizagem.

Ao todo, já foram capacitados cerca de 1.250 profissionais da Rede Municipal, beneficiando estudantes de toda a rede, além da formação direta oferecida para mais de 50 alunos, através do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google, iniciativa que visa tornar os alunos multiplicadores do uso das tecnologias, para que possam apoiar colegas e professores na adoção de ferramentas Google. Ao participar da trilha de formação, os profissionais inscritos que são aprovados, atingindo os percentuais de desempenho e presença estabelecidos, recebem um certificado de conclusão em nome da Colaborativa e do Google for Education.