Educação inicia ano letivo com 32,6 mil crianças

2 de fevereiro de 2015 • André Cruz

A Secretaria Municipal de Educação deu iniciou as aulas para os alunos da educação infantil e do ensino fundamental hoje, dia 2 de fevereiro. As 126 escolas municipais receberam 32.650 crianças, número superior se comparado a 2013, quando, neste mesmo período, a rede estava com 31.218 alunos matriculados. Este crescimento, segundo avaliação do prefeito Gabriel Ferrato, aconteceu graças aos investimentos feitos ao longo dos últimos dois anos, como a construção de novas unidades, reformas e ampliações.

Segundo a secretária de Educação, Angela Jorge Correa, se até 2005 havia 39 escolas de Educação Infantil em funcionamento na cidade, que atendiam 6.031 crianças, hoje são 80 unidades, as quais disponibilizam 17.382 vagas para crianças de 0 a 5 anos, das quais 15.868 já foram preenchidas. O número de escolas de Ensino Fundamental também saltou: eram 19 unidades em 2004 e hoje são 46, que atendem 16.782 alunos de 6 a 10 anos. Ainda segundo Angela, o número de vagas e de escolas novas tende a aumentar. Além disso, o número de professores também teve aumento significativo, passou de 980 para 2266 professores concursados.

Outro compromisso de governo de Gabriel Ferrato é a ampliação do número de vagas para crianças de 0 a 2 anos. No ano passado, a Administração iniciou a ampliação de dois berçários: o da EMEI Maria Canale Angelelli, em Santa Teresinha, e o da EMEI Getúlio Vargas/Monte Líbano, com a previsão de 42 novas vagas em cada unidade. Além disso, mais três escolas de Educação Infantil, que atenderão somente em período integral, deverão ser entregues este ano: no Água Branca, Vale do Sol/São Matheus e Santa Terezinha/Paradiso. Juntas eles gerarão 708 vagas em período integral. Ainda este mês de fevereiro, a SME abrirá inscrição para vaga nas novas escolas de tempo integral que serão implantadas: Bairro Água Branca e no bairro Vale do Sol.

Foto: Fernanda Schmidt

SME_4150

Escola Municipal Professor Aracy de Moraes Terra, no Água Branca – 1ª Ano

Somando-se os dois berçários, as três escolas, uma escola de educação infantil no Jardim Piracicaba I, II e III e duas escolas reconstruídas, foram geradas 1.379 vagas na Educação Infantil em 2014, sendo 126 em período parcial e 1.253 em período parcial.

Entre as obras importantes que estão em andamento, o prefeito cita a reconstrução da escola infantil do Jardim Boa Esperança. “Quando discuti com a Secretaria de Obras a reforma da escola, fui convencido de que o melhor para as crianças do bairro era um novo prédio. Outra reforma seria uma medida paliativa e com custo praticamente equivalente a de uma obra nova, sem a mesma qualidade. A solução foi refazer o projeto e contratar a construção de uma nova escola infantil”, disse Gabriel Ferrato.

A Secretária Angela Jorge Corrêa, enfatizou que, nos últimos anos, houve em Piracicaba uma revolução na área da educação com a construção de escolas, quadras, centros digitais, entre outros investimentos. “A Prefeitura de Piracicaba, desde 2004, tem investido no futuro das nossas crianças. A educação não pode ser pensada apenas no presente. A criança que tem alicerce, conhecimento e uma boa educação terá mais chances de se tornar um cidadão consciente de seus direitos e deveres”, opina.

O primeiro dia – Os alunos estavam muito empolgados com o início do ano letivo. Pedro Henrique de Andrade, 8 anos, estuda na Escola Municipal Professor Aracy de Moraes Terra, no Água Branca, e estava contando os dias para retornar à escola. “Eu gosto muito dos professores, dos colegas e da minha matéria predileta, a matemática”, disse.

Já Lorena da Silva, 6 anos, estudava na Escola de Educação Infantil Professor Doutor Angelo Zoccante Filho, Jardim Oriente, por isso, terá de conhecer todas as instalações da nova escola. “Quero muito aprender a ler e escrever. Essa escola é bem maior que a outra. E não vejo a hora de aprender matemática, já faço contas pelo celular da minha mãe”, contou a menina.

Situada também no bairro Água Branca, a Escola Municipal Professor Antonio Domingos de Camargo, atende crianças de 0 a 5 anos de idade. Sara  Ritchelly, 4 anos, do Jardim I, além de dizer que sentiu saudades dos amiguinhos e da escola, elogiou a merenda escolar. “Adoro a comida daqui. Como arroz, feijão, carne, banana”, citou.

Escola Municipal Professor Aracy de Moraes Terra

SME_4139