Educação Fiscal: como preparar os cidadãos do futuro?

20 de agosto de 2013 • André Cruz

Professores da rede municipal e estadual de ensino e servidores da Delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram no dia 15 de agosto do 1º Seminário de Educação Fiscal em Piracicaba – Vozes. O evento, que faz parte do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), é uma realização da própria Receita Federal e tem a finalidade de despertar nas crianças a consciência de direitos e deveres relacionados ao conhecimento e informação de recursos públicos, contribuindo para a sua formação cidadã.

“Nós pagamos por tributos e temos o direito de um retorno em serviços públicos, como educação, saúde, infraestrutura e outros”, disse a Secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, durante o evento. Ela acredita que conhecendo o sistema, as crianças darão valor à escola, a prédios públicos e fiscalizarão os recursos aplicados pelo governo.

De acordo com o analista da Receita Federal de Piracicaba, Professor Márcio Felix, o Programa Nacional de Fiscalização Fiscal foi criado em 1996, então chamado de Conselho Nacional de Política Fazendária e está comprometido com a construção da cidadania, solidariedade, ética, transparência, responsabilidade fiscal e social.

Foto: Fernanda Schmidt

_FER3504

“Uma das missões da educação fiscal é estimular a mudança de valores, crenças e culturas no indivíduo, na perspectiva da formação de um ser humano integral, como meio de possibilitar o pleno exercício de cidadania e propiciar a transformação social”, diz.

O seminário teve aproximadamente 180 participantes que assistiram a várias palestras que trouxeram temas como imposto justo, gestão de recursos públicos/FUNDEB, financiamento do Estado, entre outros, e contou com a exposição de representantes da Esaf (Escola Superior de Administração Fazendária), da RFB e da Secretaria da Fazenda de São Paulo. Também foi realizada uma apresentação especial do Coral do Projeto Guri de Piracicaba.

Fotos: Fernanda Schmidt

_FER3456