Educação firma parceria com SEBRAE

25 de julho de 2013 • André Cruz
Projeto “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos” vai contemplar três escolas

Alunos que frequentam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de três escolas municipais de Piracicaba terão aulas de empreendedorismo. A iniciativa será possível graças a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e SEBRAE-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Fotos: Marquinhos Ferreira

SME_MAR_29.07.13_11

O lançamento da parceria aconteceu em 29 de agosto na sede do SEBRAE, e contou com a presença da Secretária de Educação Angela Jorge Corrêa, do coordenador de Educação Física, Fausto Rocha, da coordenadora do Ensino Fundamental, Elaine Barella e demais convidados.O projeto intitulado “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos” vai contemplar profissionais das Escolas Municipais Francisco Corrêa, Hide Maluf Junior e Profº José Pousa de Toledo. Durante quatro encontros, 72 pessoas, entre professores, coordenadores e diretores das três unidades, receberão instruções de como deverão trabalhar com os alunos de 6 a 10 anos sobre os mais variados temas propostos.

A secretária Angela enaltece a parceria e acredita que a disseminação da cultura empreendedora entre crianças e jovens desperta o espírito empreendedor e estimula a busca e o interesse pela inserção futura no mercado de trabalho. “O curso será dado nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto e o  material didático utiliza a linguagem adequada aos alunos”, informa.

Metodologia – O tema proposto para cada ano do Ensino Fundamental é adequado à faixa etária correspondente, e isso inclui jogos, dinâmicas grupais, exercícios e pesquisas. Para os alunos do 1º ano, com 6 anos de idade, a proposta é a oficina “O Mundo das Ervas Aromáticas”, que trabalha questões relacionadas ao desenvolvimento do empreendedor, vivenciando as etapas de um plano de negócios com a montagem de uma loja de ervas aromáticas, de forma lúdica.

“Temperos Naturais” é o tema proposto para os alunos do 2º ano. A partir da ideia de interação com a natureza, propõe-se o plantio e a montagem de uma loja de temperos por meio de jogos e brincadeiras cooperativas. Já para os alunos do 3º ano a “Oficina de Brinquedos Ecológicos” consiste na montagem de brinquedos com material reciclável, proporcionando uma visão ecológica por meio da diversão.

Os alunos do 4º ano trabalharão com a “Locadora de Produtos”, que consiste na montagem de uma locadora de livros, gibis, games e vídeos. “Sabores e Cores” será trabalhado pelos alunos do 5º ano, que por meio da montagem de uma empresa de produtos alimentícios irão aprender sobre clientes, concorrentes e produtos.

Fotos: Marquinhos Ferreira

SME_MAR_29.07.13_20