.: Educação estabelece parceria com o Senac para oficinas no programa Escola em Tempo Integral

24 de janeiro de 2024 • Ygor Oliveira

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Educação, firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a realização de atividades educacionais voltadas para as artes, danças, teatro, música, artesanato e reciclagem. A iniciativa irá beneficiar mais de 1.200 alunos matriculados nas 18 escolas que atendem o período integral na Rede Municipal de Ensino.

O projeto vai oferecer oficinas que contemplam atividades educacionais, recreativas e culturais durante o período da tarde, dividindo os conteúdos em três temas principais: oficinas de reciclagem; fortalecimento de vínculos com foco na convivência na escola; e linguagens artísticas.

Cada turma receberá no total 12 oficinas, ministradas duas vezes por semana, em encontros de 1h30 cada. As oficinas devem começar a partir de abril. O Senac irá fornecer todos os insumos necessários, materiais de apoio, suporte e impressão.

O objetivo das oficinas será criar situações ativas de aprendizagem, estimulando a participação dos alunos de maneira lúdica, prática e teórica, visando o desenvolvimento criativo e a desenvoltura.

A coordenadora do Escola em Tempo Integral (ETI), Elaine Galani Albaladejo, ressaltou que a metodologia adotada irá buscar situações ativas de aprendizagem, considerando as vivências dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos. “As atividades propostas estão alinhadas às competências e habilidades do nosso currículo, proporcionando experiências que conectam diretamente o aprendizado de forma prazerosa e diversificada.”

O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou que a parceria é reflexo do comprometimento da Pasta em buscar recursos e apoios estratégicos para fortalecer ainda mais o ensino de Piracicaba. “O Senac irá desempenhar um papel fundamental nesse processo, garantindo a eficácia e qualidade das oficinas aos estudantes.”

Estudantes do Ensino em Tempo Integral de Piracicaba foram os autores do livro Piracicaba – A Cidade da Gente

HISTÓRICO – O programa de Escola em Tempo Integral (ETI Pira) foi lançado em abril de 2023, estendendo o atendimento em período integral para os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental. Atualmente, o programa contempla 18 escolas da Rede Municipal de Educação.

No ETI Pira, os alunos contam com oficinas nos contraturnos, por meio de parcerias com o Sebrae, Pecege/Esalq/USP, Corpo de Bombeiros, Sicredi e Hyundai, além do auxílio dos professores referência dentro das salas de aula.

O programa ETI Pira foi lançado em abril de 2023, estendendo o atendimento em período integral para os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental