.: Educação encerra 14ª Jornada Pedagógica com mais de 7 mil participantes

21 de outubro de 2022 • Ygor Oliveira

Nesta semana, entre 17 e 21/10, a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba realiza a 14ª edição da Jornada Pedagógica, com o lema O Futuro da Educação – Superando Desafios, Construindo Saberes. A programação completa, incluindo palestras, oficinas, apresentações orais e apresentações de projetos por meio de banners, teve 7767 inscritos e mais de 11 mil visualizações no canal da SME no YouTube.

A palestra que reuniu o maior número de participantes foi a com o professor, historiador e palestrante Leandro Karnal, que envolveu mais de 2 mil servidores da Secretaria Municipal de Educação. Discorrendo por pouco mais de 1h30, Karnal destacou pontos importantes sobre a educação para as próximas gerações, além de responder perguntas realizadas pelos presentes.

Professor Leandro Karnal abriu a 14º Jornada Pedagógica com o tema “O Futuro da Educação”.

“Nós estamos em um desafio de longo prazo e que precisa de uma reflexão estratégica muito importante. De todas as funções, o magistério é a que trabalha mais ao longo prazo e, então, nós precisamos pensar estrategicamente para que possamos fazer uma educação significativa pensando em como será Piracicaba daqui a 100 anos.”, falou.

Ao encerrar o evento na tarde desta sexta-feira, dia 21/10, o secretário da SME, Bruno Roza, destacou o empenho de toda a equipe da Pasta pelo sucesso da Jornada. “Estou extremamente feliz com os resultados colhidos durante essa semana. Todas as palestras da nossa Jornada Pedagógica foram essenciais para trazer ainda mais conhecimento a todos que compõem a Rede Municipal de Educação. Nossa equipe trabalhou incansavelmente para fazer o melhor evento, e fizeram. Agradeço o empenho de todos”, disse.

A Jornada Pedagógica deste ano, contou com mais de 7 mil inscritos e com mais de 11 mil visualizações pela página da SME no youtube através das transmissões ao vivo.

Quem também avaliou o evento como bem-sucedido foi a supervisora Aline Ambrosano, em nome das Comissões de Organização e de Relatos. “Hoje encerramos a 14ª Jornada Pedagógica com o coração cheio de gratidão. Os profissionais da rede participaram, se envolveram e fizeram dessa Jornada um sucesso. As palestras foram maravilhosas, com palestrantes de renome, e a apresentação dos relatos e banners encerrou com êxito esse momento de trocas de experiências e partilha. A Comissão Organizadora e de Relatos agradece as devolutivas tão carinhosas da nossa Rede”, comentou.

DIA 18/10 – Na terça-feira, dia 18/10, a programação teve as palestras Leitura como Prática Social: da Vida para a Escola, com a professora Renata Barroso de Siqueira Frauendorf; Os Desafios das Redes e das Escolas na Recomposição das Aprendizagens: Possibilidades e Perspectivas para os Próximos Anos, com a professora Katia Smole, e A Importância do Trabalho Colaborativo de Toda Equipe Escolar para uma Inclusão Eficaz, com a professora Maria Aparecida Ramires Zulian. As apresentações aconteceram no Anfiteatro Professor Hamilton Fernando Torrezan, na sede administrativa da SME e, somadas, contaram com 1.904 inscritos e 6.669 visualizações pelo Youtube. Ainda na terça-feira, houve momento cultural e a apresentação musical realizada pelos servidores da SME Mirian Mendes e Emerson Toledo.

Este ano tivemos 24 relatos de comunicação oral, por docentes da rede municipal de Educação.

DIA 19/10 – A programação do 3º dia incluiu as palestras dos professores Gandhy Piorski, Vilma Silva e Silvia Adriana da Silva, que trataram, respectivamente, dos temas A Criança, a Natureza e o Brincar, Formação Estética: Outros Diálogos, Outras Experiências no Percurso da Educação Infantil e Diálogos Autênticos: um Caminho para a Conexão. As apresentações, somadas, tiveram 2006 inscritos e já contam com 4970 visualizações nas transmissões ao vivo. O momento cultural da noite ficou a cargo de Carla Simone Sapuppo Rozados, diretora da EM. João do Nascimento, no bairro Santa Terezinha, a qual deu vida à Nhá Dita, a Pamonheira de Piracicaba.

DIA 20/10 – Já a programação da quinta-feira ficou marcada pelas apresentações orais de trabalhos realizados por toda a Rede Municipal de Educação. Durante o período da manhã, tarde e noite, centenas de profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental – diretores, coordenadores, professores, professor de Educação Física, profissionais do Numape e auxiliares de ação educativa- , expuseram trabalhos aos colegas. Também nos períodos da manhã e tarde, em parceria com a Fundação ArcelorMittal, a 14ª Jornada Pedagógica teve a palestra Educação STEAM e a Formação Integral do Estudante, proferida pela professora Lilian Bacich. Estiveram inscritos para as atividades neste dia 966 pessoas.

Foram expostos 21 banners com fotos, objetivos, metodologias e descrições dos projetos realizados pelas escolas este ano.

DIA 21/10 – Para encerramento da programação da Jornada de 2022, houve palestras e oficinas com os professores Leandro Holanda e Cíntia Marques sobre Aprendizagem Baseada em Projetos, Projetos STEAM e Documentação Pedagógica. Os profissionais também integram a parceria com a Fundação ArcelorMittal e compartilharam os conhecimentos com 1179 inscritos para este último dia de atividades. “Foi um momento ímpar para a educação de Piracicaba. Para as próximas edições, já trabalhamos para trazer outros grandes nomes e trocar ainda mais experiências com o time da Educação de Piracicaba”, finalizou o secretário Bruno Roza.