.: Educação e música se unem na abertura da Temporada 2024 do Projeto ABC do Dó Ré Mi

8 de março de 2024 • Ygor Oliveira

Começou hoje, 08/03, no Teatro Municipal Erotídes de Campos a temporada 2024 do projeto ABC do Dó Ré Mi, parceria da SME (Secretaria Municipal de Educação) com a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), e apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A abertura contou com a presença dos secretários de Educação, Bruno Roza e de Cultura, Carlos Beltrame, e do regente da OSP, Knut Andreas.

A abertura contou com a presença dos secretários de Educação, Bruno Roza, do regente da OSP, Knut Andrea e do secretário de Cultura, Carlos Beltrame

Na primeira apresentação do ano, cerca de 350 alunos das escolas municipais Adolfo Basile, Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, João Batista Nogueira e Aracy de Moraes Terra acompanharam o concerto. O cronograma de apresentações segue até o mês de setembro e, no total, 2.155 estudantes de 31 escolas serão impactados pelo projeto.

No palco do teatro, os 18 instrumentistas da OSP e o ator Washington Poppi, que dá vida ao palhaço Zé da Batuta, e o violonista Luis Fernando Fisher Dutra, intérprete do maestro, interagem entre si e com público.

Durante a apresentação, os músicos apresentam os grupos de instrumentos (cordas, madeiras, metais e percussão) e suas sonoridades.  “Ao costurar música e teatro, o projeto permite que as crianças conheçam de perto os instrumentos e suas famílias, além de aprenderem o quanto uma orquestra pode ser versátil,” explicou o regente Knut Andreas.

Cerca de 350 alunos das escolas municipais acompanharam a primeira apresentação do projeto

O secretário de Educação, Bruno Roza, afirmou que o acesso à cultura é um potencializador fundamental de transformação social. “Quero expressar meus sinceros agradecimentos aos talentosos músicos envolvidos no projeto, pelo compromisso em proporcionar uma experiência rica e educacional para nossos alunos. Através da música, estamos construindo pontes para um futuro mais enriquecedor.”

Criado em 2016, o projeto ABC do Dó Ré Mi tem como objetivo aproximar a música dos alunos da Rede Municipal de Educação

Carlos Beltrame, secretário de Cultura, destacou a colaboração entre as Secretarias de Educação e de Cultura e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba.  “É um projeto que está proporcionando oportunidades valiosas para nossos alunos. Juntos, estamos construindo um caminho onde a cultura e a educação se entrelaçam para enriquecer as vidas de nossa comunidade.”

Criado em 2016, o projeto ABC do Dó Ré Mi tem como objetivo aproximar a música erudita dos alunos da Rede Municipal de Educação.