E.M. Padre Pedro Baron realizou Sarau Literário com os alunos

17 de novembro de 2015 • André Cruz

Durante o segundo semestre de 2015, as formadoras do Programa Ler e Escrever, Angélica Cordeiro e Alessandra Marine, propuseram às escolas de Ensino Fundamental que desenvolvessem com as turmas de 4º ano um Sarau Literário.

No decorrer do trabalho, os alunos puderam se aproximar do gênero poesia e também conhecer alguns autores famosos. Após conhecer alguns autores, os alunos escolheram um deles para conhecer melhor e selecionar poesias para a apresentação do Sarau. “Em nossa escola os autores escolhidos foram José Paulo Paes e Vinícius de Moraes”, informa a coordenadora pedagógica Aline Lage. “Na etapa seguinte, eles pesquisaram, selecionaram as poesias que seriam lidas e começaram a organizar a apresentação do sarau”, acrescenta.

Nos ensaios, a fluência leitora tornou-se objeto de estudo. As professoras Ana Paula Agostinho e Milena Grisotto, puderam perceber o avanço na leitura de muitos alunos durante o desenvolvimento do projeto.

A apresentação do Sarau foi então a finalização de um longo e significativo processo de trabalho. “Consideramos o resultado bastante positivo, do ponto de vista da aprendizagem dos alunos e também da participação dos pais no evento”, disse a diretora Claudia Barbieri.

Fotos: Marquinhos Ferreira

05.11.15_Padre_Pedro_Baron_-_Sarau_Literrio_4_Custom