E.M. Antônio Boldrin realiza A Semana da Literatura de Cordel Infantil

5 de agosto de 2016 • André Cruz

Vídeos, contação de histórias e xilogravura foram algumas atividades realizadas para as crianças de 0 a 6 anos

Fotos: Larissa Mizuhira

copia3

Para dar continuidade ao projeto político pedagógico que a Escola Municipal Antônio Boldrin, no Parque Orlanda, desenvolve com o tema Folclore Regionais, professores e coordenadores preparam A Semana da Literatura de Cordel Infantil. De 1 a 5/8, crianças de 0 a 6 anos de idade participam de atividades como contação de histórias, exposição de xilogravuras e outras brincadeiras relacionadas ao tema.

Segundo a professora da unidade Fernanda Ferreira, a literatura de cordel é muito rica em seu repertório, pois une várias manifestações artísticas, como musicais, linguagem de cinema, artes plásticas, ilustração e escrita. “Fizemos uma decoração especial na escola com exposições de alguns trabalhos de artistas desse movimento, estamos fazendo contação da literatura de cordel, brincadeiras folclóricas e demos ênfase maior na xilogravura”, conta ela.

O diretor da escola, Peterson Rigato, explica que vem trabalhando há algum tempo a xilogravura com os professores para assim passar aos alunos. “É uma técnica de fazer gravuras em relevo sobre uma superfície. Então os professores fizeram na madeira e adaptamos a atividade para as crianças com o isopor”.

“No primeiro dia elas ficaram bastante curiosas com a xilogravura, pois desperta o imaginário delas e, a partir da imagem gravada, nós contextualizamos a história do que foi retratado”, completa Fernanda.

boldrin4

boldrin2