Dia D – Escolas Municipais e alunos realizam ações contra a Dengue

20 de março de 2015 • André Cruz

Devido ao aumento nos casos de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou as ações de prevenção e combate ao vetor hoje, dia 20 de março – dia “D” da dengue.

Além das atividades que serão desenvolvidas em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família, as ações foram intensificadas nos bairros com maior número de casos registrados:  Vila Rezende, Vila Independência e Vila Monteiro.

Nesses locais, será fechado um trajeto específico pela SEMUTRAN, no qual serão realizadas as atividades pelos funcionários da saúde, contando com a parceria da Guarda Civil, bombeiros, escolas e lideranças locais, a fim de mobilizar a sociedade quanto à importância da prevenção da dengue.

Foto enviada pela escola:

diva

Escola Municipal Diva Araújo de Lemos  – Jardim Algodoal

Algumas escolas municipais participaram das ações, como é o caso da E.M. Drª  Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso, E.M. Diva Araújo de Lemos e E.M. Professor Francisco de Almeida Kronka. As três escolas realizaram uma passeata de conscientização com os alunos, alguns levaram informativos e entregaram à comunidade. O PSF do bairro também colaborou.

diva2

diva3

Escola Municipal Drª  Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso

denjj

kk

E.M. Professora Rita de Cássia Paulucci Costa – Algodoal

No período da manhã de sexta-feira, dia 20, setenta crianças da turma dos Jardins realizaram uma passeata por algumas ruas do bairro Algodoal com panfletos, cartazes e muito barulho para chamar a atenção da comunidade. A Escola contou também com a participação de algumas mães. A ação foi planejada em parceria com o Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro que providenciou o material e estiveram presentes para conduzir as crianças.

No período da tarde a escola recebeu as profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) que apresentaram um teatro para crianças que abordou os sintomas e a necessidade de limpeza do ambiente, principalmente dos materiais que acumulam água. Foi de orientação e as crianças gostaram muito.

Fotos enviadas pela escola

rita1

rita2

rita3

rita4

E.M. Escola João Otávio de Melo Ferraciú

A Escola João Otávio de Melo Ferraciú realizou a caminhada de Combate à Dengue, com a participação dos alunos, funcionários, diretora da  escola e e funcionários da Unidade de Saúde da Família IAA-1.

Segundo a diretora Cibele, o evento teve como objetivo conscientizar a população sobre esta doença grave, que a cada ano vem acontecendo com mais frequência e que com atitudes simples,  é possível diminuir os casos de dengue da cidade e região.

“Percorremos as principais ruas do bairro, com carro de som e a turma da fanfarra da Escola, além de cartazes sobre a dengue que os alunos mostravam à população à medida que a mesma se mobilizava para assistir à caminhada”, explicou Cibele. A Escola também contou  com o apoio da Guarda Civil/Pelotão Escolar.

Fotos enviadas pela escola

joao1