.: Desfile cívico de 2023 será realizado no Estádio Barão da Serra Negra

1 de setembro de 2023 • Ygor Oliveira

O Estádio Barão da Serra Negra foi o palco escolhido para recepcionar o desfile cívico de 7 de Setembro, após três anos sem ser realizado devido à pandemia da Covid-19 e às chuvas de 2022. Com o tema: O olhar das infâncias para a cidade de Piracicaba, o evento deste ano será realizado a partir das 8h da quinta-feira, 07/09, quando o Brasil comemora sua Independência.

Contando com a participação de 122 escolas da Rede Municipal de Educação, duas escolas estaduais, além de entidades, Exército, e a exposição de viaturas da Polícia Militar, Guarda Civil, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de SP, o desfile cívico de 2023 somará mais de 7.000 participantes.

Foto panoramica tirada de drone, do estadio Barao de Serra Negra, onde será o desfile cívico
O Estádio Barão de Serra Negra recebe o desfile de 2023. A entrada do público será feita pelos portões localizados na Avenida Independência a partir das 8h.

A entrada do público será feita pelos portões localizados na avenida Independência, sendo levados para as cadeiras cobertas e demais áreas comuns do estádio, com auxílio da Brigada de Emergência da Prefeitura e de servidores da organização. Já a entrada de pessoas que irão desfilar será pela rua Silva Jardim e a saída pela Rua 13 de Maio.

Conforme instrução da comissão organizadora do evento, estão vedadas, durante a realização do desfile, manifestações religiosas, a presença de pessoas com placas, distribuição de panfletos de partidos políticos e apresentação de evolução frente ao palco das autoridades. Essas medidas foram tomadas para que o desfile transcorra dentro das normalidades de horário devido ao grande número de participantes, em sua maioria, crianças.

Na tarde desta sexta-feira, dia 01°/09, o secretário de Educação, Bruno Roza, e integrantes da comissão de organização do desfile, tiveram reunião com gestores e diretores de escolas da Rede Municipal. Somente as unidades da Educação Municipal estarão no Barão com mais de 5.000 participantes.

Secretário dde Educação, Bruno Roza, em pé no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, falando ao microfone durante a reunião com os diretores das escolas.
Bruno Roza e integrantes da comissão de organização realizaram reunião com gestores para afinar detalhes sobre o desfile. Somente as escolas municipais participarão com mais de 5 mil pessoas.

ESTRUTURA GARANTIDA – Ao público, estarão disponíveis pontos de água e banheiros nas estruturas do Barão, contando com bebedouros em pontos estratégicos. Além disso, bebedouros e banheiros do Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas também estarão disponíveis para uso.

A segurança do evento será realizada pela Guarda Civil Municipal e pela Polícia Militar, além das equipes do Corpo de Bombeiros e Samu estarem de prontidão para qualquer ocorrência. As equipes do Departamento de Saúde do Escolar, vinculadas à Secretaria Municipal de Educação, bem como servidores da Secretaria Municipal de Saúde, estarão em pontos estratégicos do Barão, com equipes para atender casos emergenciais e outros serviços.

INTERDIÇÕES – Com orientação de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), ruas do entorno do Estádio Barão de Serra Negra serão parcialmente interditadas, a partir das 6h do dia 07/09. Estarão com trânsito interrompido as ruas Silva Jardim, Manoel Ferraz de Arruda Campos e Visconde do Rio Branco entre as ruas 13 de Maio e Moraes Barros.

Além disso, haverá bloqueio parcial das ruas São José e Prudente de Moraes, entre as ruas Silva Jardim e Bernardino de Campos, bem como a Travessa Sabino. A previsão é que o trânsito seja liberado até às 13h.