Desafio da qualidade da Educação foi tema do primeiro dia da 7ª Jornada Pedagógica

14 de outubro de 2014 • André Cruz

A Secretaria Municipal de Educação deu início ontem, dia 13, à sétima edição da Jornada Pedagógica, que este ano trás o tema “Educação de qualidade: caminhos possíveis”. O objetivo da Jornada é desenvolver e propiciar aos participantes o conhecimento atualizado nas diferentes áreas da educação, tendo como foco a busca pela melhoria constante.

Em sua fala, a Secretária de Educação Angela Jorge Corrêa, destacou que este ano a Jornada teve aproximadamente 2.300 inscrições e que o tema foi pensado depois de muitas discussões, já que é de suma importância abordar a qualidade da educação que segundo ela, deve ser mais visada que a quantidade.

Depois da fala, os participantes assistiram uma apresentação da cantora Pá Moreno e do violonista Zé Rubens que tocaram os mais variados estilos de música. Em seguida, o professor Celso Vasconcelos, que é doutor em educação pela USP, mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC, pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor, conferencista e autor de vários, ministrou a palestra intitulada “Desafio da qualidade da Educação”.

De acordo com Vasconcelos, a escola de qualidade social/democrática é aquela efetivamente comprometida com a aprendizagem efetiva, com o desenvolvimento humano pleno e com a alegria crítica de cada um e de todos seus alunos. “A qualidade da educação é uma construção coletiva”, afirmou.

O palestrante também destacou que a educação está relacionada à qualidade do professor. É preciso cuidar desse profissional, valorizá-lo, oferecer melhores condições de trabalho, salário digno, entre outros.

Fotos: Fernanda Schmidt

SME_9939