7ª Jornada Pedagógica: profissionais discutem jogos cooperativos e experiências estéticas na infância

14 de outubro de 2014 • André Cruz

Na manhã de hoje, no segundo dia da Jornada Pedagógica, duas palestras foram ministradas simultaneamente. “Jogos cooperativos: se o importante é competir, fundamental é cooperar”, dada pelo professor Fábio Brotto, que é mestre em educação física pela Unicamp, bacharel em psicologia e licenciado em educação física. Atualmente é focalizador do projeto cooperação – Comunidade de Serviços. É docente do curso de especialização do Centro Universitário Monte Serrat e da Universidade Holística de Brasília. A palestra do direcionada aos profissionais da educação física.

No Anfiteatro da Pasta, professores, diretores, coordenadores, monitores e supervisores assistiram à palestra intitulada “Experiências estéticas e artísticas na educação de crianças”, pela professora Lúcia Salgado dos Santos Lombardi, que é licenciada em Educação artística com habilitação em artes cênicas pela Escola de Comunicação e Arte da USP.  É mestre em educação em didática, teorias e ensino e práticas escolas também pela USP.

De acordo com Lúcia, a primeira infância é importante na vida do ser humano, uma vez que é nela que se constitui o psiquismo. “A criança, na primeira fase de seu desenvolvimento, percebe-se a partir de sua imagem projetada pelo outro – por meio do olhar do outro constituiu a representação de si mesma”, afirmou.

Período da manhã

Fotos: Fernanda Schmidt

SME_0095

SME_0104

SME_0120

SME_0125

SME_0129

____________________________________________________________________________________

Período da tarde

Fotos: Marquinhos Ferreira

jornada4

jornada6

jornada7

jorna

jorna1

jorna2

jorna4

jorna5

______________________________________________________________________________

Os professores de educação física da rede municipal participaram no dia 14 de outubro, nos períodos da manhã e tarde, da palestra “Jogos cooperativos: se o importante é competir, fundamental é cooperar”, ministrada pelo professor Fábio Brotto, que é mestre em educação física e barechal psicologia.

Fotos: Fernanda Schmidt

SME_0135