Curso de Capacitação Musical para professores do programa EMEC

2 de outubro de 2014 • André Cruz

A Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernest Mahle” desenvolveu o curso de capacitação para professores do programa EMEC (Escola Municipal de Educação Complementar), módulo I, atendendo à Lei Federal Nº 11.769 de 2008, que exige conteúdo musical no currículo da educação básica.

Nos últimos quatro meses, a regente Tânia Figueiredo Pacca Perticarrari e a pianista assistente Francine Rigitano, trabalharam com os professores, buscando uma “Escola que todos ouvem”.

Para encerrar o primeiro módulo do curso, os professores apresentaram-se no Encontro de Corais da EMPEM no dia 27 de agosto e na Secretaria Municipal de Educação para os funcionários.

Foto: Marquinhos Ferreira

27.08.14_EMEC-_EMPEM_20

Para os alunos e para os próprios educadores, a música tornou-se uma linguagem e estratégia de aprendizado. “Através da música conseguimos estabelecer a interdisciplinaridade com todas as áreas do conhecimento, com a reflexão do saber ouvir a sua própria voz e de todo seu grupo”, explica a coordenadora das EMEC’s Elaine Galani.

Segundo Elaine, as atividades abriram algumas janelas da mente que antes permaneciam fechadas e transformou o dia a dia dos professores. “Usamos ferramentas que proporcionaram o resgate da infância, os cuidados com o nosso corpo, com a mente, com a voz”, acrescentou.

Para o professor Jair Barboza o trabalho vocal das crianças melhorou muito em pouco tempo. “Elas já sabem que não precisam gritar quando se apresentam em um coral. Isso é muito importante”, disse. “O curso fez reavaliar minha presença espiritual junto às crianças, pois resgatei muito de minha infância e consegui deixar meu lado de timidez que tenta falar mais alto”, afirmou a professora Analú Ercolin.

Apresentação do Coral na EMPEM

Fotos: Marquinhos Ferreira