Curso da UFSCar: Ferrato entrega certificado de conclusão aos professores da rede municipal

9 de dezembro de 2016 • André Cruz

O Curso é um contrato firmado entre a SME, Prefeitura de Piracicaba e UFSCar no valor aproximado de R$ 220 mil

“Para se ter educação é preciso que os alunos tenham uma boa aula. Porém, sem estes programas não se pode ter as melhores aulas e essa é nossa busca constante”, afirmou o prefeito Gabriel Ferrato durante a cerimônia de entrega dos certificados aos 120 professores de 4º e 5ª anos da rede municipal, que concluíram o Curso Interdisciplinar de Formação Continuada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  O evento foi realizado no dia 7 de dezembro, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O curso foi realizado por meio de contrato firmado entre a SME, Prefeitura de Piracicaba e UFSCar no valor aproximado de R$ 220 mil e começou a ser planejado em 2013. As aulas iniciaram-se em março de 2015, totalizando 80 horas de atividades e envolveram três turmas de 40 educadores. De acordo com o coordenador do curso, Alexandre Cavagis, o objetivo principal foi de oferecer capacitação aos professores, sobretudo em áreas que normalmente são deficitárias em boa parte dos cursos de pedagogia, tais como química, física, matemática, biologia e astronomia, além de história, geografia e geopolítica.

Ao longo do curso, várias saídas de campo foram realizadas, como por exemplo ao Centro de Estudos do Universo, em Brotas (SP), onde os professores passaram um dia inteiro envolvidos em atividades de Astronomia e Geologia, à pedreira de calcário em Saltinho (SP) e à SABINA – Escola Parque do Conhecimento, em Santo André (SP), que é uma referência ao ensino de Ciências.

Fotos: Fernanda Schmidt

_SME7717_Custom

A coordenadora Simone Bortoleto recebe o certificado das mãos do prefeito Gabriel Ferrato

Em sua fala, Ferrato mencionou que fez especialização em economia da saúde e lembrou-se que durante o pós-doutorado aprendeu que a saúde vem um pouco antes da educação não pela importância, mas pela tese de que sem saúde não há educação. “A saúde é a base, uma questão de sobrevivência e de saúde física e mental. Já o desenvolvimento das pessoas só é possível por meio da educação. Estas foram as áreas mais investidas durante meu governo”.

A secretária de Educação, Angela Corrêa, afirmou que não é fácil estudar trabalhando, mas é algo que precisa ser feito. “A educação é permanente.  O conhecimento avança e a gente tem de estar sempre correndo atrás. Quando investimos em um curso como este é porque estamos fazendo algo um pouco diferente do que a maioria faz neste país, que só diz que vai fazer e não põem a mão na massa”.

Todas as vivências e atividades realizadas no âmbito desse projeto serão reunidas em um livro, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2017.

_SME7722_Custom

A coordenadora Paula Adriana Sabadin recebe o certificado das mãos da secretária Angela Corrêa

_SME7696_Custom

_SME7706_Custom