Crianças participam de Escovódromo da FOP

15 de outubro de 2013 • André Cruz

Durante a 20ª Jornada Odontológica de Piracicaba, realizada de 2 a 4 de outubro pela FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), alunos do 1º e 2º ano de quatro escolas da rede municipal participaram do Escovódromo. A ação foi uma das atividades da Jornada e, ao todo, 706 alunos foram atendidos.

Segundo o organizador do Escovódromo, Maurício Bottene Guarda, aluno do 4º ano de Odontologia, a atividade voltada às crianças acontece desde a primeira edição, iniciada 1993. “Essa á parte mais social da Jornada. Ensinamos a maneira correta de escovar os dentes e entregamos às crianças um Kit com escova, pasta de dente e folhetos explicativos”, contou.

Além da escovação, os alunos fizeram exames, visitaram o laboratório de análise, assistiram a um vídeo educativo sobre saúde bucal e participaram de brincadeiras com corda, bolas e pintura, todas direcionadas e acompanhadas pelos alunos da faculdade.  A merenda escolar, por meio da Secretaria de Educação, doou os lanches, sucos e frutas. As aagentes de Saúde Escolar Claudia Parassulo, Rosimeire Bruno e Danielie Franzim estiveram presentes durante os três dias da Jornada.

O aluno da E.M. Antonio Benedita Eugenio, Jardim Gilda, Yan da Silva, 6 anos, disse escovar os dentes três vezes ao dia, mas iria aproveitar a oportunidade para aprender a escovação correta. “Tem que escovar os dentes para não dar cárie e mau hálito”, disse. O primeiro a passar pelo Escovódromo foi o colega de Yan, João Vitor, 6 anos. Segundo ele, a partir de agora, toda vez que for escovar os dentes, se lembrará das orientações dadas pelos alunos da FOP.

Fotos: Fernanda Schmidt

_FER4972_2