.: Crianças da Rede Municipal participam de mais uma edição da Jornada Odontológica de Piracicaba

2 de junho de 2023 • Ygor Oliveira

A XXVIII Jornada Odontológica de Piracicaba recebeu 1.494 alunos de 26 escolas da Rede Municipal de Educação. O evento, que é realizado pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas (FOP/Unicamp), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Setor de Saúde do Escolar, iniciou na última quarta-feira, dia 31/05, com encerramento hoje, 02/06.

As crianças receberam orientações e desenvolveram diversas atividades sobre a saúde bucal.

A visitação foi oportunizada para crianças matriculadas entre o Jardim I da Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental. Lá, as crianças receberam orientações e desenvolveram diversas atividades sobre a saúde bucal de forma lúdica. Participando da ação, a pequena Rebeca Silva Costa, aluna do Jardim II A da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, destacou a importância de escovar bem os dentes. “Para não aparecer bichinhos, temos que escovar sempre os dentes depois das refeições”, comenta.

A chefe do Setor de Saúde do Escolar, Cláudia Parussulo destaca que já tem trabalhado sobre essa temática nas escolas e a parceria complementa a atuação com divertimento e sabedoria.

Essa parceria já é realizada há vários anos entre as instituições. Segundo a professora da FOP/Unicamp Dagmar de Paula Queluz, a Jornada acontece desde 1994 e já passaram por ela milhares de alunos da Rede Municipal de Educação nas atividades desenvolvidas pela universidade. “Ficamos três anos sem realizar a Jornada por conta da pandemia, e, em 2023 retomamos esse trabalho. Aqui as crianças adquirem conhecimento, assistem vídeos e aprendem na prática a higienização, a importância da saúde bucal e de uma alimentação saudável. Essas atividades são ofertadas e supervisionadas pelos alunos da FOP”, destaca.

Além da saúde bucal, a Jornada da Odontologia contou com atividades lúdicas, como pinturas e práticas esportivas.

“Além de se divertirem com as atividades lúdicas, os alunos têm a oportunidade de saber o que é uma escovação, para que temos que conservar os nossos dentes. Temos trabalhado sobre essa temática nas escolas e essa parceria complementa a nossa atuação com divertimento e sabedoria”, comenta a chefe do Setor de Saúde do Escolar, Cláudia Parussulo.