Creche do Vida Nova receberá inscrições quando aulas voltarem

16 de abril de 2020 • André Cruz

A creche do residencial Vida Nova, na região do bairro Grand Park, receberá as inscrições dos novos alunos quando as aulas na rede municipal de ensino forem retomadas. A construção do prédio foi concluída em março.

A Secretaria Municipal de Educação está trabalhando na aquisição do mobiliário e na contratação dos profissionais que vão atuar na escola.

De acordo com o Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação, já foram contratados 12 professores e três auxiliares de ação educativa e definido diretora e escriturário. Quando estiver com a capacidade de atendimento completa, a escola contará com 20 professores, quatro auxiliares de ação educativa, quatro serviços gerais, duas merendeiras, duas lactaristas e um zelador.

O convênio da Prefeitura com a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) reserva R$ 134.803,42 para aquisição de equipamentos e materiais permanentes.

A creche, que fica na estrada Elias Gabriel, tem capacidade para atender 159 crianças, de zero a três anos de idade. São oito salas, berçário, fraldário, sanitários/vestiários acessíveis, cozinha, lactário, refeitório, pátio coberto, lavanderia, diretoria, secretaria, recepção, entre outros. A área total de construção é de 813,78 metros quadrados e a área do terreno é de 5 mil metros quadrados.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, a creche tem como objetivo ampliar o número de vagas na educação infantil.

Essa creche já está concluída e será importante para ampliarmos nossa capacidade de atendimento na educação infantil e atender as famílias do residencial Vida Nova. Ressalto que, este ano, entrou em funcionamento a EMEIEF do Vida Nova, que atende crianças da pré-escola e do primeiro ciclo do ensino fundamental. Também está em construção uma creche no jardim Tatuapé, então, serão três novas escolas em funcionamento em 2020”, disse.

Números Educação infantil e Ensino Fundamental

Na educação infantil (creche e pré-escola), neste ano, foram abertas 20.185 vagas. Em fevereiro, havia 19.371 crianças matriculadas, das quais 10.923 nas creches e 8.448 na pré-escola. No primeiro ciclo do ensino fundamental, estão matriculados 17.238 alunos de 6 a 10 anos de idade. No total, a rede municipal de educação tem 36.609 alunos na educação infantil e no ensino fundamental 1.

VIDA NOVA– O loteamento Vida Nova foi construído por meio de parceria entre Governo Federal, via Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal; Governo Estadual via Casa Paulista, além da Prefeitura, por meio da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional) para atender 1.200 famílias.