CPAN apresenta nova etapa do Piracicaba com Saúde para educadores de educação infantil

23 de fevereiro de 2017 • André Cruz

Comida de Verdade Trocas Saudáveis é o tema deste ano; encontros aconteceram essa semana na SME

A CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição) promoveu na segunda e terça-feira, 20 e 21/02, na Secretaria Municipal de Educação (SME), encontro com professores e diretores de educação infantil da Rede. Segundo a nutricionista e coordenadora do CPAN, Márcia Cardoso, o encontro ocorre todo início de ano com o objetivo de passar as diretrizes do projeto Piracicaba com Saúde, que tem como tema Comida de Verdade Trocas Saudáveis.

Márcia conta que desde 2014 trabalha o projeto desta forma. “Passamos o conteúdo teórico para as escolas se basearem nos seus projetos. Cada uma trabalha de uma maneira, e no final no ano elas nos apresentam as atividades desenvolvidas”, diz.

Segundo a nutricionista, as escolas devem realizar uma pesquisa com os pais sobre o consumo de alimentos, principalmente os ultra processados. “Eles irão detectar o que a criança está comendo de errado e sugerir trocas saudáveis por alimentos de verdade, como por exemplo, trocar um macarrão instantâneo por um cabelinho de anjo, um refrigerante por um suco, salgadinho de pacote por pipoca, etc.”, explica Márcia.

Fotos: Fernanda Schmidt

_SME8788_Custom

Obesidade Infantil – Ainda durante os encontros, a CPAN passou o resultado da pesquisa de avaliação antropométrica realizada em agosto de 2016 com 50 escolas de educação infantil e ensino fundamental, envolvendo mais de 5 mil crianças. A pesquisa faz parte do monitoramento do perfil nutricional do programa para verificar como estão os índices de excesso de peso nas crianças. Professores e diretores receberam o resultado geral, e por criança, com nome e a classificação do estado nutricional.

De acordo com Márcia, a pesquisa foi feita por amostragem, e os resultados ainda deixam a desejar. “Houve uma pequena redução do número de crianças que apresenta um grau de excesso de peso, mas ainda estamos bem abaixo do esperado. A cada três crianças, uma apresenta obesidade, o que corresponde 33% de crianças menores de cinco anos com excesso de peso. Por isso é tão importante esse trabalho de promoção com as crianças e famílias”, diz.

A CPAN, em parceria com o setor Saúde do Escolar iniciará atendimento de nutrição para os casos mais graves que foram detectados. “Vamos fazer o contato com a família, e se ela desejar, faremos o acompanhamento nutricional. É um cuidado maior que vamos ter com essas crianças e continuar o trabalho de promoção e prevenção com a escola como um todo”, enfatiza Márcia.

cpan_1_Custom

cpan_2_Custom