Coordenadoras do Ler e Escrever e Supervisoras da SME em “Formação de formadores – Desafios do gestor escolar”

14 de agosto de 2015 • André Cruz

Além do Grupo de Estudo sobre o Ensino da Leitura e Escrita, as coordenadoras do Programa Ler e Escrever, Alessandra Marine e Angélica Cordeiro, juntamente com as supervisoras Maria da Graça Victorino de Paula, Mara Martins e Fabiana Gobbo, participaram do curso “Formação de formadores – Desafios do gestor escolar”, ministrado pela diretora pedagógica da Escola da Vila, Sônia Barreira.

O curso discutiu a atuação pedagógica do diretor, em um dos âmbitos de sua atuação: a formação continuada de sua equipe. No primeiro dia, as discussões tiveram como foco o diretor e sua equipe. Os alunos do curso definiram o papel do gestor, seus âmbitos de atuação, a organização do trabalho e especialmente alguns temas comuns que pedem a ação estratégica do diretor, por meio da simulação de resolução de problemas, envolvendo temas cotidianos que requerem a atuação do diretor como liderança pedagógica, a fim de garantir troca de experiência entre os participantes e trazer à tona as convicções sobre o trabalho escolar.

No segundo dia, foi abordado o tema “A formação em foco”, que trouxe os princípios de trabalho que emanam de uma certa concepção sobre a formação continuada, estratégias, mecanismos de trabalho e instrumentos de apoio. Houve a análise de casos que puderam exemplificar os aspectos conceituais apresentados.

Para finalizar, o tópico “Construção do projeto pedagógico” fez a ponte entre a ação do diretor junto à sua equipe e o trabalho com professores e alunos. A tese central é que uma escola que tem seu projeto pedagógico em constante construção e análise precisa ter também um projeto de formação. O curso foi ministrado em São Paulo, durante três dias do mês de julho.

Foto: divulgação

meninas_Custom

Na sequência, as formadoras do Programa Ler e Escrever participaram também do curso “O que significa propor que os alunos revisem seus textos? Princípios e propostas sobre a retomada de produções textuais”, ministrado pela formadora Miruna Kayano Genoino – professora do Ensino Fundamental 1 da Escola da Vila.

Nesse curso o foco foi a revisão textual – um dos momentos mais importantes no processo de produção de um texto  que exige uma retomada reflexiva do que foi produzido. As discussões pautaram-se em questões como: “Por que propor uma situação de revisão de produções textuais a escritores iniciantes? ”; “O que isso favorece? ”; “Como organizar o percurso produtivo para que a revisão esteja integrada ao trabalho textual como um todo? ”.

Nesse sentido, durante o curso foram contemplados: os objetivos das práticas de escrita; o processo de escrita de textos: etapas de trabalho e reflexão; a revisão textual: princípios e encaminhamentos; e as intervenções para as situações de revisão por parte dos próprios alunos.

le_Custom