.: Concurso para a Educação de Piracicaba tem 9.643 candidatos

10 de junho de 2022 • Ygor Oliveira

9.643 candidatos. Esse é o número de profissionais inscritos no concurso público aberto para a ocupação de 89 vagas na Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba. Os dados foram divulgados pela Fundação para Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – Vunesp, responsável pelas provas.

De acordo com o edital, são contemplados sete cargos, sendo divididos em: professor de Ensino Fundamental (30 vagas), professor de Educação Infantil (10 vagas), professor de Educação Física (5 vagas), secretário de escola (1 vaga), escriturário (10 vagas), orientador de alunos (13 vagas) e auxiliar de ação educativa (20 vagas).

A posição mais concorrida do concurso será a de professor de Educação Infantil, com 2.356 candidatos, seguidos por orientador de alunos (2.195 inscritos), professor de Ensino Fundamental (1.802 inscritos), auxiliar de ação educativa (1.491 inscritos), escriturário de escola (1.182 inscritos), secretário de escola (327 inscritos) e professor de Educação Física (290 inscritos).

As provas objetivas e de redação, para os cargos de professor, serão aplicadas em 03/07.

A remuneração para as funções varia de R$ 1.962,45 a R$ 3.316,98, com cargas horárias de 33 horas semanais – para os cargos de professores, e de 40 horas para os demais cargos.

As provas objetivas e de redação – para os cargos de professor – , serão aplicadas em 03/07, em local a ser definido, divididas entre o período da manhã e tarde.

“Hoje, a grande preocupação da Educação de Piracicaba é com relação à falta de funcionários em toda a nossa estrutura. Ao longo dos anos perdemos inúmeros profissionais e hoje sentimos o reflexo da ausência de políticas para suprir a ausência desses servidores”, pontua o secretário da Educação, Bruno Roza.

Ainda, segundo Roza, esse cenário foi ainda mais agravado em consequência da Lei Federal 173/2020, que vedava a realização de concursos públicos e a contratação de novos profissionais. “Desde a minha nomeação como secretário de Educação de Piracicaba venho escutando a Rede e realizando visitas rotineiras às nossas escolas, e essa é maior demanda apresentada. Com esse concurso buscaremos a solução dessa grande reivindicação. Inicialmente serão convocados 89 novos servidores, mas teremos novas convocações conforme as necessidades da Rede”, frisa Bruno Roza.

Mais informações e consulta dos documentos referentes ao concurso público podem ser realizadas nos sites da Fundação Vunesp – www.vunesp.com.br, bem como da Prefeitura Municipal de Piracicaba – www.piracicaba.sp.gov.br.

PROFESSORES TEMPORÁRIOS – Em 08/05, com o objetivo de ampliar o número de professores que atuam nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura, por meio da SME, realizou processo seletivo para a contratação de professores substitutos temporários.

Com o processo a Educação pretende preencher 160 vagas, divididas em 80 para professor substituto de educação infantil e os demais para professor substituto de ensino fundamental, ambos com carga horária de 150 horas mensais.

Texto/Fotos : Comunicação SME