.: Com formações e planejamento, escolas da Rede Municipal retomam as atividades na quarta-feira, 26/07

24 de julho de 2023 • Ygor Oliveira

As 124 unidades da Rede Municipal de Educação estão preparadas para recepcionar, na próxima quarta-feira, 26/07, os 36 mil alunos matriculados para o início do segundo semestre de 2023. Os profissionais da Rede, no entanto, já retornaram hoje, 24/07, para as unidades, onde realizaram reuniões de planejamento com as equipes, limpeza e organização dos espaços das escolas. Amanhã, 25/07, os pais foram convidados para uma reunião antes do início das aulas.

As unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental se planejaram e terão um retorno com dezenas de atividades, para ofertar um aprendizado de qualidade de forma lúdica.

Reunião no anfiteatro do Centro Cívico, contou com a participação das equipes escolares de seis unidades da Rede Municipal de Educação de Piracicaba.

No anfiteatro do Centro Cívico, durante a manhã de hoje, as equipes das escolas EM. Francisca Guiomar Aliberti Longo, EM. Nair Libardi, EM. Renato Passeri, EM. Roberta Eleutério Amaral, EM. Nélio Ferraz de Arruda, EM. Haldumont Nobre Ferraz, supervisionadas por Alessandra Capistrano e Cristiane Gomes Salati do Marco, se reuniram para um momento de acolhimento nesse retorno das atividades.

A reunião teve a palestra da pedagoga Camila Izoli e contou com a participação dos professores, escriturários, merendeiros, auxiliares de ação educativa, serviços gerais e zeladores, e serviu também para a formação dos profissionais e preparação e planejamento para o início do segundo semestre.

Reunião para o início do segundo semestre contou com palestra da Pedagoga Camila Izoli (centro).

A diretora Joseane Jaqueline Matias Santos, gestora da unidade de Santa Terezinha, E.M. Francisca Guiomar Aliberti Longo, que atende cerca de 260 crianças da educação infantil, comentou durante a reunião sobre este primeiro momento do retorno das atividades.

“Pensar no retorno é pensar num acolhimento. Foi um tempo que eles estiveram em casa, muitas famílias também trabalhando, mas nós temos que pensar nessas famílias e crianças que estão retornando para nossa unidade. Novos desafios no segundo semestre, mas a formação que tivemos no dia de hoje, despertou muitos sonhos, muitos maravilhamentos para que nós possamos aí trilhar o segundo semestre com êxito”.

Já Caroline de Rosa de Campos, diretora da E.M. Roberta Eleutério Amaral, localizada no Vale do Sol, contou sobre esse momento de formação em conjunto e qual a importância desse acolhimento dos profissionais. “Pensando na formação foram provocadas algumas inquietações que são importante para o nosso cotidiano, para que as professoras tenham um olhar sensível, um olhar de desejo e que elas possam despertar nessas crianças esses desejos diariamente, a partir da organização dos espaços, das escolhas dos materiais, da escuta, trazendo a criança presente no seu planejamento. Então, começar esse segundo semestre dessa forma é começar com o pé direito”.