Cieja, em parceria com a Nutriplus, desenvolve o projeto “Boa saúde tem, quem se alimenta bem! ”

14 de agosto de 2015 • André Cruz

Para auxiliar o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos de Piracicaba, no trabalho de conscientização sobre a importância da alimentação saudável, a Nutriplus Alimentação realiza o Projeto “Boa saúde tem, quem se alimenta bem! ”, iniciado no dia 12 de agosto no Anfiteatro da Secretaria de Educação com a palestra que recebeu o mesmo nome do Projeto.

Durante os meses de agosto e setembro os alunos irão produzir painéis em suas unidades escolares, sob a supervisão dos professores que continuarão a trabalhar o tema de forma transversal. A finalização está marcada para o dia 2 de outubro. Uma equipe visitará cada uma das escolas onde o painel deve estar exposto no período de 5 a 9 de outubro. Serão premiados os três painéis que receberem o maior número de votos. Em caso de empate a seleção será feita por uma comissão formada por profissionais da Nutriplus Alimentação, da Secretaria da Educação de Piracicaba e do departamento de Alimentação Escolar de Piracicaba.

Foto: Marquinhos Ferreira

13.08.15_Palestra_CIEJA_1_Custom

A premiação ocorrerá no dia 27 de outubro, às 19h, nas dependências da Secretaria da Educação. Os vencedores receberão medalhas de 1º, 2º e 3º lugares e as escolas respectivas troféus alusivos à classificação. Todos os integrantes das três equipes vencedoras participarão ainda de um jantar de confraternização a ser realizado no dia 11 de novembro, em local a ser definido.

13.08.15_Palestra_CIEJA_5_Custom

13.08.15_Palestra_CIEJA_9_Custom

13.08.15_Palestra_CIEJA_11_Custom

13.08.15_Palestra_CIEJA_17_Custom

13.08.15_Palestra_CIEJA_30_Custom

Confira os 10 passos da Alimentação Saudável do Ministério da Saúde:

1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação

2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.

3. Limitar o consumo de alimentos processados

4. Evitar o consumo de alimentos ultra processados.

5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.

6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados

7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias.

8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece

9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora

10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.