Cerca de mil alunos da rede municipal participam de projeto que envolve a prática do xadrez

27 de novembro de 2023 • Ygor Oliveira

O encerramento do projeto Mentes de Aço, promovido pela Fundação ArcelorMittal em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) e o Instituto Nacional de Esporte, Educação e Cultura (INEEC), ocorreu hoje, segunda-feira, 27/11, na Escola Municipal Prof. Santo Granuzzio, situada no Bairro Parque Chapadão. Durante o evento, os alunos e a comunidade tiveram a oportunidade de participar de uma partida de xadrez e aprofundar os conhecimentos sobre o esporte.

Ao todo, 896 estudantes dos 4º e 5º anos de sete escolas da rede municipal de ensino participaram do projeto, que teve início em maio deste ano e tinha como objetivo disseminar a prática do xadrez nas escolas públicas municipais.

A iniciativa abrangeu a capacitação de educadores e a realização de oficinas da modalidade para os alunos, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, escolar, social e esportivo. Essa abordagem visava aprimorar a capacidade de concentração, além de desenvolver o raciocínio lógico, estratégico e matemático dos participantes.

Durante o evento, os alunos e a comunidade tiveram a oportunidade de participar de uma partida de xadrez e aprofundar seus conhecimentos sobre o esporte

“O projeto fortaleceu a prática do esporte da mente, contribuindo para a expansão do desenvolvimento intelectual, escolar, social e esportivo. Acreditamos que, ao ocupar de forma saudável o tempo dos jovens, estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos”, afirmou Maria Aparecida Vila Nova, uma das coordenadoras do projeto.

Além disso, Maria Aparecida destacou que os estudantes envolvidos no projeto receberam cartilhas e um jogo de xadrez para dar continuidade à prática do esporte.

O encerramento do projeto Mentes de Aço ocorreu na Escola Municipal Prof. Santo Granuzzio

“A prática do xadrez esportivo possui grande valor pedagógico. Esta atividade proporciona não apenas mais uma opção de lazer, mas também a possibilidade concreta de desenvolver o raciocínio lógico, estratégico e matemático, contribuindo diretamente para a formação do ser humano e fomentando hábitos saudáveis”, comentou o secretário municipal da Educação, Bruno Roza.