Câmara promove solenidade que contempla professores da escola pública

19 de novembro de 2015 • André Cruz

Professores e representantes das Escolas Municipais e Estaduais da região de Piracicaba, que envolvem os municípios de Águas de São Pedro, Charqueada, São Pedro, Saltinho e Santa Maria da Serra, que se inscreveram e finalizaram os trabalhos de auto avaliação institucional e a elaboração de plano de melhoria para candidatura ao Prêmio Gestão Escolar 2015 e Professores do Brasil, estiveram na solenidade realizada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Ary de Camargo Pedroso Jr. (PDT), para comemorar a entrega dos prêmios. A solenidade aconteceu no dia 17 de novembro no Salão Nobre Prof. Helly de Campos Melges.

O Prêmio Gestão Escolar foi lançado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação, em 1998. Tem a finalidade de valorizar as escolas públicas estaduais e municipais de educação básica de todo país que se destacaram por iniciativas e experiências inovadoras e bem-sucedidas de gestão escolar, além de estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola, tendo como foco o compromisso com uma aprendizagem de qualidade.

Já o Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação que, por meio da Secretaria de Educação Básica, juntamente com organizações parceiras, está na 9ª edição. A meta é reconhecer, divulgar e premiar os trabalhos de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Pela primeira vez, o prêmio foi certificado na região de Piracicaba.

Foto: Davi Negri – MTB 20.499

cama12

O Comitê Regional de Piracicaba foi coordenado pelas supervisoras Iara Morales Lisboa e Cláudia Fernanda Inácio Sanches. Os trabalhos de análise e visitas às finalistas ocorreram entre os dias 29 de setembro e 7 de outubro, com 8 horas de trabalho diário e contou com a colaboração de 23 avaliadores.

Das 34 escolas que se se inscreveram ao Prêmio Gestão Escolar, 3 escolas foram selecionadas para receber a visita do Comitê Regional de Avaliação, sendo que uma dessas escolas foi considerada “finalista” da região de Piracicaba e selecionada para representar a região na seleção estadual. As demais receberão destaques nas Gestões onde demonstraram os melhores trabalhos realizados.

De um total de 15 mil escolas públicas estaduais e municipais de todo Estado de São Paulo (censo 2010), apenas 351 escolas em todo o Estado conseguiram concluir os trabalhos e se inscrever ao Prêmio Gestão Escolar, e dessas, 34 são da região de Piracicaba.

O Prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato considerou o valor que dá para a categoria de professor, onde também fez a opção pela carreira, ainda muito jovem, além de lembrar que o professor é a base da formação da sociedade, no que defendeu a homenagem permanente da categoria, além de falar da satisfação de ter sido secretário de educação, no que conseguiu avanços importantes, na ampliação e melhoria de qualidade, o que coloca Piracicaba numa posição privilegiada. E, deixou uma mensagem de estímulo, principalmente com relação à formação das crianças, no que reforçou o seu maior apreço pela educação.

A Escola Municipal Diva Araújo de Lemos, que tem apenas 3 anos de fundação, ficou em 2º Lugar, entre as escolas de toda região de Piracicaba, como Destaque em Gestão Participativa. Para a diretora Giovana Dezorzi de Oliveira, o maior prêmio é o reconhecimento do trabalho que a unidade tem desenvolvido. Ela conta que os pais, o conselho da escola e a comunidade participam de maneira efetiva das programações, eventos, sugerindo, avaliando e propondo, junto ao corpo docente, melhorias que irão refletir na aprendizagem das crianças. “Os pais sempre estão envolvidos. Temos que acreditar quem uma escola só pode ser boa, quando envolver a comunidade. A escola não é só dos professores nem das crianças que nela estuda, mas sim da família”, diz.

Fonte do texto: site da Câmara de Piracicaba

Prêmio Gestão Escolar e Professores do Brasil 2015

Escolas

E.M.  Diva Araújo de Lemos (FINALISTA – 2ª lugar – Destaque para Gestão Participativa)

EM Profª Aglaê de Lourdes Piffer Leme

EM Aparecido Carlos Guzzi

E.M. Laura Kiehl Lucci

EM Larissa Rossetti Travaglini

EM Prof. Miecio Cavalheiro Bonilha

Professores

Camila Rodrigues de Oliveira – EM Oracy da Silva

Cristiane da Silva Rodrigues – EM Dr. Nelio Ferraz de Arruda – Piracicaba.

Julio Cesar Hisatugo – EM Profª Eunice Aparecida Rodrigues

Vera Lúcia Freitas – EM Laura Kiehl Lucci