.: Balanço: mais de 80% das escolas municipais já foram reformadas

18 de dezembro de 2023 • Ygor Oliveira

As obras de manutenção nas escolas da Rede Municipal de Educação de Piracicaba já contemplaram 103 das 124 unidades em 2023, o que representa um percentual de 83% do total de escolas do município beneficiadas pelas melhorias. No decorrer do ano, foram concluídas 72 escolas, outras 28 estão em fase inicial e três estão em estágio final de reforma. A gestão do programa de manutenção nas escolas é realizada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel). O investimento até agora é de R$ 44,2 milhões.

A imagem mostra a frente da escola após a reforma, pintada com as cores da prefeitura. Tem dois carros parados em frente a escola que aparecem na imagem.
Escola Wilson Guidotti foi uma das contempladas pelo pacote de reformas

As intervenções nas unidades escolares são adaptadas às necessidades de cada uma. Os serviços abrangem desde demolições, remoção de entulho, trabalhos em fundação e infraestrutura, impermeabilização de ambientes e solo, aprimoramentos em alvenaria, troca, substituição e revitalização de elementos de madeira, bem como melhorias em esquadrias metálicas, cobertura, vidros, revestimentos, pisos, pintura completa interna e externa, além de aprimoramentos hidráulicos e elétricos, e nos sistemas de rede e telefonia.

Simultaneamente às obras em andamento, as escolas já entregues passam por uma revisão final para identificar a necessidade de possíveis ajustes.

a imagem mostra 4 homens que estão pintando a parte de fora da escola. Os homens estão uniformizados com rolos de tinta pintando uma passarela e muretas da rampa de acesso ao prédio.
A manutenção nas escolas é realizada pela Prefeitura, por meio da SME e da Semozel

O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, destaca a importância da manutenção periódica nas escolas para preservar condições adequadas aos estudantes. “Quando iniciamos as reformas, identificamos escolas que estavam há mais de 30 anos sem receber qualquer tipo de manutenção, o que resultou em problemas estruturais sérios que se acumularam ao longo do tempo. A falta de manutenção impacta diretamente na vida dos alunos e professores, e estamos trabalhando para que essa situação não se repita.” Roza ressalta que em 2024 as obras continuarão em ritmo acelerado, inclusive durante o período de férias, aproveitando o recesso escolar.

A imagem mostra o secretário Bruno Roza em sala de aula, em pé conversando com os alunos que estão sentados e uniformizados, atentos e prestando atenção na conversa.
Secretário Bruno Roza visita escola reformada em 2024 as obras continuarão em ritmo acelerado

No mês de dezembro, duas escolas foram entregues: José Antônio de Oliveira, no Jardim Bartira/Tupi, e Professor André Franco Montoro, no bairro Santo Antônio. As escolas Lygia Amaral Gobbin, Antonio Boldrin e José Antonio de Souza estão na fase final da reforma e devem ser entregues em breve.

Imagem do pátio interno da escola, mostrando como ficou após a reforma com as paredes pintadas e as pilastras coloridas
Escola Municipal Olívia Caprânico reformada as intervenções nas unidades escolares são adaptadas às necessidades de cada uma