Auxiliares de Ação Educativa deram início ao trabalho nas escolas infantis

19 de novembro de 2014 • André Cruz

O atendimento às crianças de 0 a 5 anos e a inclusão de alunos com necessidades especiais na Rede Municipal de Educação Infantil e de Ensino fundamental dobrou nos últimos anos. Com o aumento de crianças atendidas na rede e com as especificidades dos segmentos, houve a necessidade de sustentar o binômio educar e cuidar. Surgiu, então, a necessidade de contratar um profissional, por meio de concurso público, para contribuir de forma a auxiliar os docentes em suas atribuições e assim garantir a efetivação de uma educação de qualidade, bem como o acesso e permanência do deficiente e a segurança das crianças na rede de ensino.

Por conta disso, com o apoio do Prefeito Gabriel Ferrato, a Secretaria Municipal de Educação contratou 137 Auxiliares de Ação Educativa, que estão atuando nas Escolas Municipais de Educação Infantil desde o dia 4 de novembro. A princípio, ficarão nos maternais e jardins, para apoio aos horários de estudo e intervalo de 15 minutos dos professores.

O Auxiliar de Ação Educativa deverá ajudar os professores na execução das atividades que abrangem o binômio “educar e cuidar”: atividades pedagógicas, recreativas, higiene e saúde; auxílio nas refeições, na alimentação das crianças ou orientando-as sobre o comportamento à mesa de acordo com a orientação do profissional responsável; execução e orientação às crianças quanto às condições de higiene, auxiliando-as no banho, troca de fraldas, a se vestir, calçar, pentear e guardar seus pertences com vistas a garantir o seu bem-estar; caberá a ele comunicar ao professor e ao diretor anormalidades no processo de trabalho.

Foto: Fernanda Schmidt

SME_1372

Segundo a Secretária de Educação Angela Jorge Corrêa, a contratação do Auxiliar de Ação Educativa é parte do plano de governo do prefeito Gabriel Ferrato, que tem, dia após dia, pensado em maneiras de melhorar a qualidade da educação no município. Um exemplo disso é a ampliação do número de vagas. Estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), apontou que Piracicaba atingiu em 2011, nove anos antes, meta do Plano Nacional de Educação (PNE) que determina a todos os municípios brasileiros a obrigação de oferecer até 2020 vagas em creches para pelo menos 50% do total da população de 0 a 3 ano de idade.

Na Gestão Gabriel Ferrato, foram geradas 2.345 vagas na educação infantil, 1.743 em período integral e 602 em período parcial. Mais 1062 vagas em tempo integral serão geradas com as novas escolas de educação infantil: nos bairros Água Branca, Vale do Sol e Santa Terezinha/Paradiso e com as reconstruções das escolas Professora Nair Libardi (Boa Esperança) e João do Nascimento (Santa Terezinha).

Novos profissionais recebem formação pelo Senac

Os Auxiliares de Ação Educativa estão participando de um curso de formação do Senac, contratado pela Secretaria Municipal de Educação. Os novos profissionais estão recebendo orientações por meio de palestras para que possam iniciar essa nova etapa de aprimoramento da qualidade da educação infantil com mais conhecimento e formação apropriada.

O curso realizado nas dependências da SME teve início no dia 10 de novembro e está prevista para encerrar em 1º de novembro. As aulas se segunda a sexta-feira têm duração de 4h, das 8h às 12h. O conteúdo integra a auto percepção e percepção do outro, experiência do cuidar e do ser cuidado; Flexibilidade e habilidade de diálogo; Comunicação e linguagem infantil; Limites e Regras, entre inúmeros outros temas.

SME_1364