“Angela Sbrogio Furlan” promove a I Mostra de Documentação Pedagógica: As Criações das Crianças

30 de maio de 2017 • André Cruz

A exposição teve início em 23 de maio e segue até a primeira quinzena de junho

“A I Mostra de Documentação Pedagógica: As Criações das Crianças traduz um cenário de transformações das práticas pedagógicas nos fazeres da Educação Infantil. Tais transformações iniciaram no ano de 2016 com o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e o aprofundamento teórico para construção de uma pedagogia da infância”, justifica o diretor Julio Hisatugo da Escola Municipal Angela Sbrogio Furlan – Jardim Esplanada. A exposição teve início em 23 de maio e segue até a primeira quinzena de junho.

A escola proporcionou por meio de reuniões com as famílias momentos de formação referentes as transformações e concepções de criança, infância e a escola de educação infantil. “Torna-se observável que a proposta pedagógica no ano passado (A Organização dos Espaços como Potencializadores das Culturas Infantis) promoveu um olhar sensível para as manifestações das crianças: nas criações e recriações, nas novas descobertas e experiências, nas narrativas, nas interações com as crianças de diferentes idades (agrupamentos)”, disse Hisatugo.

Já este ano, a Proposta Pedagógica enfatiza as criações das crianças na escola da infância. A proposta tende a dar visibilidade para as criações das crianças nos diversos momentos do cotidiano da educação infantil, por meio da organização dos espaços, tempos e materiais, das interações e brincadeiras, das culturas infantis e das novas descobertas e experiências.

“O intuito de inserir a Documentação Pedagógica, é tornar visível as aprendizagens das crianças por meio das diversas manifestações de criação, através da observação, escuta, planejamentos e registros, é quebrar com uma didática mecanizada pautada em conteúdo, planos fechados, avaliação classificatória que frequentemente não possuem experiências, descobertas e significados”, finaliza.