.: Alunos recebem atividades sobre sustentabilidade em parceria com empresa BorgWarner

19 de junho de 2023 • Ygor Oliveira

Em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a empresa BorgWarner, 307 alunos da Rede Municipal de Ensino recebem atividades e capacitação em sustentabilidade. A atividade iniciou nesta segunda-feira, 19/06, na Escola Municipal Professor André Franco Montoro, localizada no bairro Santo Antônio, e seguem até a próxima sexta, dia 23/06.

Em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a empresa BorgWarner, 307 alunos da Rede Municipal de Ensino recebem atividades e capacitação em sustentabilidade.

Além da EM. Professor André Franco Montoro, durante essa semana a equipe responsável pelo curso percorrerá outras quatro unidades da Rede Municipal de Ensino, atendendo alunos do 5º ano, sendo as escolas Rachel de Queiroz, no Jardim Alvorada, Maria Benecicta Pereira Penezzi, no Campestre, Santo Granuzzio, no Parque Chapadão, e Antônia Benedita Eugênio, no Jardim Gilda.

Os alunos do 5º ano A da unidade do bairro Santo Antônio, Gustavo Matheus Vieira e Silva e Guilherme de Barros Santos com as atividades desenvolvidas na oficina.

Durante os encontros é repassado às crianças todo o conhecimento teórico sobre os conceitos da reciclagem, a importância da preservação, o uso racional da água e do consumo consciente de produtos industrializados, bem como a realização de uma oficina prática, transformando os fundos das garrafas PET em cascos das tartarugas.

Participando das atividades, os alunos do 5º ano A da unidade do bairro Santo Antônio, Gustavo Matheus Vieira e Silva e Guilherme de Barros Santos, comentaram com entusiasmo o que aprenderam com a atividade. “Se os plásticos ficarem em ambiente errado, irão contaminar a água, os peixes e a terra, sendo importante a reciclagem”, comentou Gustavo com o complemento de Guilherme: “É muito importante fazer a reciclagem, separando cada material no seu devido lugar”, disse.

A engenheira de segurança do trabalho e meio ambiente, Bruna Scoton Marchese, destaca que trabalhar com a capacitação de meio ambiente é uma das missões da empresa.

De acordo com a engenheira de segurança do trabalho e meio ambiente Bruna Scoton Marchese essa é uma das missões da empresa. “Uma das missões da BorgWorner é passar para a sociedade a importância do cuidado com o meio ambiente. A empresa em si tem que ter práticas sustentáveis e buscamos passar isso para as crianças por meio das atividades. Hoje a gente trouxe uma atividade para eles que utilizando o fundo de uma garrafa PET como casco das tartarugas e outros objetos plásticos, embalagens, colocados dentro deste casco, simulando como ficaria o organismo do animal se ela consumisse esses materiais na natureza”, pontua.

Além de Bruna, a equipe responsável pelo círculo de palestras e atividades é composta pelo analista ambiental da BorgWarner Davi Cordeiro e Bruna Moreira Piloni Araújo, estagiária de meio ambiente. Ao final das atividades nas cinco escolas a empresa realizará sorteio de uma bicicleta. Na EM do bairro Santo Antônio o ganhador foi o aluno Levi Gabriel dos Santos, do 5º ano B.