Alunos fazem exames para a busca ativa do Tracoma

8 de outubro de 2013 • André Cruz

A busca ativa do Tracoma, doença ocular gerada por uma bactéria que provoca lesões, que se não tratadas, podem levar à cegueira, foi um dos principais assuntos discutidos por alunos do 1º ao 5º ano de escolas da rede municipal.

De 23 a 26 de setembro as enfermeiras da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica visitaram ao todo quatro unidades.  Os alunos passaram pelo exame que é rápido muito simples.  Segundo a enfermeira Fernanda Lopes Menini, o exame é feito com o auxílio de uma lupa e a doença acomete, principalmente, as crianças. “O compartilhamento de objetos, a falta de higienização das mãos e a frequência com que a criança leva a mão no olho são os principais motivos da doença aparecer nessa faixa etária”, explica.

Fotos: Marquinhos Ferreira

24.10.13_SME_Tracoma_3

A Secretária de Educação Angela Jorge Correâ, informa que Piracicaba tem como meta pactuada junto à Secretaria Estadual de Saúde a ao Ministério da Saúde avaliar 10% das crianças da rede pública de 6 a 10 anos.  “Como se sabe, esta doença está associada às baixas condições de saneamento básico e condições precárias de higiene, bem como baixas condições de saúde”. Segundo ela, de acordo com a triagem, as crianças serão encaminhadas à Clínica de Olhos de Piracicaba para avaliação e tratamento gratuito.

A Professora da E.M. Wilson Guidotti, Elisamara Souza, contou que durante as aulas de ciências os alunos terão um contato maior sobre a doença, incluindo os riscos, transmissão, prevenção, entre outros.  “Os pais já receberam orientação para que juntos consigam reforçar os cuidados que os filhos precisam ter fora e dentro de casa”, disse.

24.10.13_SME_Tracoma_2

24.10.13_SME_Tracoma_4