Alunos e professores aprovam projeto ABC do Dó Ré Mi

14 de março de 2016 • André Cruz

Atividade que explica como funciona uma orquestra é desenvolvida pela OSP e realizada pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural

O projeto ABC do Dó Ré Mi, desenvolvido pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) e realizado pela Prefeitura de Piracicaba e Secretaria Municipal de Educação (SME), com apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), foi aprovado por alunos e professores da rede municipal de ensino. O lançamento ocorreu na sexta-feira, 11 de março no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, com casa lotada. Participaram da cerimônia o prefeito Gabriel Ferrato, a secretária de Educação, Angela Corrêa, a secretária da Semac, Rosângela Camolese, e demais autoridades.

Fotos: Fernanda Schmidt

DSC_4888

A apresentação teve início às 9h e foi acompanhada por alunos do 4º e 5º ano da Escola Antônia Jesuína Camillo Pipa, do bairro Santa Rosa, e da Escola Professor Taufic Dumit, do Parque Nossa Senhora das Graças.

“Além de contribuir para uma formação musical de qualidade das crianças, o mais importante e bonito desse projeto está na educação e no desenvolvimento dela como ser humano”, disse o prefeito Gabriel Ferrato.

A secretária da Educação, Angela Correa, destacou a forma como a orquestra transmitiu conhecimento para as crianças. “Estou positivamente impactada. Vejo esse projeto como um investimento na formação dos alunos, espero que continue por anos e anos, pois é uma oportunidade de as crianças conhecerem o teatro e a música erudita. É uma experiência que vão levar para a vida toda”, enfatiza ela.

DSC_4750

DSC_4725

PERCEPÇÕES – A aluna da Escola Professor Taufic Dumit, Jhenifer Vitória Pereira Garcia, 10 anos, estava bastante ansiosa para a apresentação. Era sua segunda vez no Teatro e a primeira em uma ópera.

DSC_4578

Para Matheus Galdino, 10 anos, aluno da Escola Antônia Jesuína Camillo Pipa, a apresentação foi muito legal. “A parte que mais gostei foi o final, porque tinha instrumentos menores e o som estava mais agudo”, disse ele.

DSC_4735

Quem também se divertiu foi a professora Ana Paula Machado. “Gostei muito. O espetáculo foi maravilhoso e ainda proporcionou o contato das crianças com os instrumentos musicais, o que foi bastante proveitoso”, disse.

INTERLOCUTOR – O ator Romualdo Sarcedo foi o responsável por fazer a interlocução entre orquestra, instrumentos e público. Vestido de palhaço e na companhia do maestro Luis Fernando Dutra ele mostra o funcionamento da orquestra, apresentando os instrumentos, do que eles são feitos e qual a função de cada um no conjunto. O aluno do 4º ano da Escola Professor Taufic Dumit, Luiz Henrique Sanches, foi escolhido pelo ator para reger a orquestra em cima do palco.

DSC_4717

O ABC do Dó Ré Mi conta ainda com 16 apresentações até novembro, contemplando 5.200 estudantes da rede municipal de ensino. A concepção é do maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP. “O projeto tem fundamental importância para a inserção da Orquestra na comunidade em que atua. Com esse gesto, a OSP demonstra preocupação com o desenvolvimento cultural dos alunos da rede municipal”, disse Maluf.