Alunos do projeto Alfabetização Harmoniosa participaram de programa de rádio

13 de setembro de 2017 • André Cruz

O programa Balaio Trançado de Histórias é veiculado na Rádio Educativa FM

Os alunos da Escola Municipal Taufic Dumit, que fazem parte do projeto de música Alfabetização Harmoniosa, tiveram a oportunidade de participar, no último dia 9/9, do programa Balaio Trançado de Histórias, veiculado na Rádio Educativa FM todos os sábados, às 11h15, sob o comando da contadora de histórias Carmelina Toledo Piza.

Segundo a diretora da escola Érica Pereira, os alunos puderam conhecer o trabalho da contadora Carmelina durante as comemorações da escola pelos 250 anos de Piracicaba. “Fiz um convite a ela, que prontamente se dispôs a contribuir com a escola”, disse Érica.

Ao saber que na unidade havia um projeto de música, Carmelina convidou os alunos para participarem de seu programa de rádio. A gravação aconteceu no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, no dia 1º de setembro, com a participação de 38 alunos, do regente Adilson Souza, que também é guarda-civil, e da auxiliar Jocelaine dos Santos e do diretor da Rádio Educativa Carlos Eduardo Castro.

Os irmãos gêmeos Alessandro e Guilherme Morales, 7, estavam ansiosos para tocarem seus instrumentos na gravação. Ambos tocam flauta e violão. “Eu gosto muito do projeto e já aprendi algumas músicas. Minhas preferidas são Asa Branca e Trem-bala”, contou.

Já a aluna do 5º ano Maria Eduarda Batista de Araújo, 11 anos, já tocava violão antes de entrar para o projeto. “Já tinha uma noção, mas hoje aprendi muita coisa nova”, disse.

O PROJETO – O projeto de música Alfabetização Harmoniosa nasceu em 2009 na E.M. Taufic Dumit, em parceria com a Guarda Civil, sob a regência do guarda-civil Adilson Souza. Hoje, sete escolas são contempladas com o projeto. Os alunos inscritos na Alfabetização Harmoniosa participam das aulas de instrumentos no horário oposto às aulas regulares.

Segundo Souza, o comportamento dos alunos, as notas do boletim escolar, a frequência nas aulas e outras questões são de extrema importância para a permanência no projeto.

Oos irmãos gêmeos Alessandro e Guilherme Morales

Yasmin Lima e Maria Eduarda Batista

O comandante do Pelotão Ambiental Narzi Alvez Novaes, a supervisora Nair Fujita, a contadora Carmelina, a diretora Érica, a auxiliar Jocelaine e o regente Adilson