Alunos do “Décio Miglioranza” organizaram Festival de Queimada

17 de dezembro de 2015 • André Cruz

Encerrou ontem, o Festival de Queimada realizado nos dias 9 e 10 de dezembro na Escola Municipal Décio Miglioranza. Além de promover o bem-estar físico e social, a ideia foi inserir os alunos como protagonistas, já que eles jogaram e participaram de toda a organização do festival. O responsável pelo Festival foi o professor de Educação Física, Alan de Oliveira Jarina.

Os alunos foram separados em 12 equipes com turmas misturadas, para que alunos de outras classes se socializassem. Cada equipe recebeu o nome de um país e foram divididas em 2 grupos: Europa (Holanda, Portugal, França, Inglaterra, Espanha e Alemanha) e América (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai México e Estados Unidos).

Na primeira fase, equipes do mesmo grupo disputaram entre si e as 4 melhores, de cada grupo, foram classificadas. Na segunda fase, as Quartas de final, equipes de grupos diferentes se enfrentaram e os ganhadores se classificaram para a semifinal e posteriormente para a final.

A Coordenadora Geral da Educação Física, Priscila Lima, informou que todas as informações, bem como tabela de jogos, pontuação e classificação final, foram colocadas no mural da escola para acesso a todos os alunos. “Foram incluídos também mapas dos países participantes com suas respectivas localizações e curiosidades gerais sobre eles, para que os alunos conhecessem um pouco da cultura dos países que estavam defendendo”, disse.

20151216_081527_Custom

Aos alunos foram atribuídas algumas funções para que o campeonato pudesse ser organizado da melhor maneira possível e ficou assim: arbitragem (6 alunos), cronometrista (1 aluno), súmula (2 alunos), conferência (2 alunos), convocador (2 alunos), distribuição de coletes (2 alunos) e orientador (1 aluno). Dessa forma, os alunos tiveram autonomia para exercer as diversas funções além de jogar.

De acordo com Priscila, as dimensões atitudinais, procedimentais e conceituais foram bem exploradas durante o festival, já que os alunos aprenderam sobre o funcionamento da tabela, como realizar a pontuação, utilizar a súmula, usar cronômetros, entre outras. “O envolvimento e empolgação dos alunos foi de suma importância para que o festival perdure por vários anos na escola”, concluiu Priscila.

20151216_081553_Custom

20151216_082206_Custom