Alunos do Cursinho Municipal são aprovados em universidades públicas

6 de fevereiro de 2015 • André Cruz

O Cursinho Municipal, que este ano completa dez anos de fundação, mais uma vez aprovou vários alunos nas universidades mais disputadas do país. Alguns deles já estão se preparando para a vida universitária e compartilharam com nossa equipe de reportagem a dedicação, o esforço e a força de vontade em dizer não para festas com amigos e sim para os livros e cadernos durante todo o ano de 2014.

Otávio Oliveira, 19 anos, estudou durante todo o ensino médio na Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, fez o Cursinho Municipal ano passado e diz ter gostado muito do ensino e dos professores. O estudante passou em Gestão Ambiental na USP (Universidade de São Paulo) – ESALQ, e em Engenharia Ambiental na Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), no Isca (Instituto Superior de Ciências Apliacadas) e na EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba). “Estudava cerca de 1h30 por dia, mas não regularmente, pois eu fazia três cursos ao dia e às vezes, por cansaço, não conseguia. Tive que deixar o lazer de lado em várias ocasiões para me dedicar aos estudos. Resumindo, foi um ano de muito esforço e dedicação”, contou.

Foto: Marquinhos Ferreira

skdjkdasjkdjas

O professor Carraro,  a Secretária de Educação Angela Jorge Corrêa, a coordenadora do Cursinho Sandra Winterstain e os aprovados

“O cursinho municipal é excelente em todos os sentidos. Os professores, além da preocupação de passar a matéria, também se empenhavam no entendimento que a classe estava tendo. Em matérias consideradas “chatas” pela classe, o professor utilizava de métodos para aliviar o estresse e manter o aluno interessado no assunto. Isso me ajudou muito a entender matérias que nunca antes havia compreendido”. O depoimento é do futuro profissional em Arquitetura e Urbanismo, Guilherme Quinilato Baldessin, 19 anos. Ele que passou na USP –São Carlos e na Unesp (Universidade Estadual Paulista), optou pela primeira, em que passou na 6ª posição. Guilherme cursou o ensino médio na Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso e foi aluno da escola de desenho VISUART, onde segundo ele, teve grande importância no preparo para as provas de habilidades especificas exigidas na 2ª fase da Fuvest.

Com apenas 17 anos de idade, Verônica Martins Costa, passou em três universidades: USP –Esalq em Gestão Ambiental, Unesp em Pedagogia e UFVJM  (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) em Turismo. Das três opções, Verônica estudará na Esalq, já que era seu grande sonho. Segundo ela, quando traçamos uma meta na vida, é preciso abrir mão de algumas coisas para alcançá-la, até porque, não é possível realizar tudo o que queremos  de uma vez só. “Mas quando se quer muito, deixar de lado algumas vontades em prol de um sonho, não se torna uma tarefa tão difícil assim”, disse. Verônica Também foi aluna da Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso onde fez um curso técnico em Administração.

Em 2014, Vinicius Costa Barreiros, 24, estudava no Cursinho Municipal pela segunda vez. Embora tivesse passado na USP- Ribeirão Preto em Psicologia no final de 2013, optou por estudar mais um ano e prestar o vestibular novamente; desta vez em outra disciplina: Engenharia Agronômica. E o esforço foi positivo. Vinicius passou na USP –Esalq, na Unesp e UFV (Universidade Federal de Viçosa).  “Escolhi ficar na ESALQ/USP devido a minha colocação, fiquei em 20º lugar, acredito que irá me ajudar no decorrer da vida acadêmica”, declara.

Vinicius, que fez o ensino médio na E.E. João Sampaio, já indicou o cursinho para vários amigos e acredita que o diferencial seja o engajamento dos docentes. “Agraço aos professores e a direção do cursinho pela oportunidade, sempre serei grato”, agradece.

curs222

O professor Carraro com Otávio, Verônica, Vinicius e Guilherme

Conteúdo – Completando dez anos de fundação, o Cursinho Municipal está em sua melhor fase tanto em relação aos professores, quanto ao material. Segundo o professor de Física, Jose Francisco Carraro, o corpo docente não poderia ser melhor e mais preparado. “Temos uma equipe de renome e com experiência há mais de 30 anos em cursinhos pré-vestibular”, disse.

O material didático que os alunos recebem também se destaca pela qualidade. Apostilas com teoria e atividades extras servem de base para os estudos dos alunos. “Nosso objetivo é focar nos grandes vestibulares. Acompanhamos a Fuvest desde seu início, por isso passamos aos alunos toda experiência que adquirimos ao longo dos anos”, conta. “Os professores procuram deixar as aulas mais práticas e mais próximas da realidade para que o aluno tenha motivação”, acrescenta. Além das atividades em sala, os alunos frequentemente realizam simulados semelhantes aos grandes vestibulares. Este ano, dos 37 inscritos na Unesp, 13 foram aprovados; dos 35 inscritos na USP, 7 foram aprovados; além dos aprovados em outras universidades como Unimep, Fumep, UFRS, UF – Pelotas, IFSP, UFVJM, UFMT, etc.

Inscrições – Se assim como os quatro alunos acima, você também sonha em passar em uma universidade pública, inscreva-se para uma vaga no Cursinho Municipal. De 9 a 11 de fevereiro, os interessados deverão comparecer à sede da Secretaria de Educação, das 19h às 22h, portando os seguintes documentos: duas fotos 3×4, cópia do histórico escolar, cópia do RG e CPF do comprovante de residência. A Secretaria Municipal de Educação fica na rua Cristiano Cleopath 1902. Mais informações você consegue no site da Secretaria de Educação (www.educacao.sp.gov.br).