Alunos do Cursinho Municipal passam para a 2ª fase dos vestibulares mais concorridos do país

3 de janeiro de 2014 • André Cruz

Há mais de um mês, os alunos do Cursinho Pré-vestibular de Piracicaba estão a todo vapor prestando os principais vestibulares do país. Foram 151 alunos inscritos para os vestibulares da Unesp (Universidade Estadual Paulista), USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Destes, 55 passaram para a 2ª fase das três universidades. Este ano, a Secretaria Municipal de Educação atendeu 320 alunos nas duas etapas do cursinho pré-vestibular gratuito. Foram 280 alunos no extensivo e 40 no semi-extensivo.

O casal de namorados, Stefano Duarte, 20, e Bruna Martins, 19, juntos há três anos,  são alunos do cursinho municipal e deixaram o emprego que tinham para se dedicarem exclusivamente aos estudos em 2013. Stefano atuava como técnico em laboratório e Bruna era atendente. Os dois prestaram os vestibulares da USP, Unesp, Unicamp e EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) e sonham em ser engenheiros. Bruna ganhou 100% de bolsa no curso de engenharia civil da EEP.

Foto: Fernanda Schmidt

_FER8665

Além disso, o casal está concorrendo a um carro 0Km por meio do Simulado Virando o Bixo. O simulado tem como objetivo ajudar os estudantes na sua preparação ao vestibular. Segundo Stefano, desde o início do ano, eles faziam provas online, de segunda a sexta, e cada semana contemplava uma matéria. Ao longo dos meses, todos os acertos valiam uma pontuação, e ao final, quem atingisse uma pontuação mínima era convocado para a 2ª fase – prova presencial. “Nós fomos a Campinas e fizemos a prova presencial na categoria vestibulando e estamos aguardando o resultado da prova que saíra, somente, após os resultados dos principais vestibulares”, explica.

2013 foi o segundo ano de cursinho dos namorados. Em 2012 eles fizeram um cursinho particular e ano passado o cursinho municipal. Para Bruna e Stefano, o cursinho municipal é ótimo, já que os cursinhos particulares, em geral, são de alto custo. “O corpo docente do cursinho municipal não deixa a desejar para os principais cursinhos existentes na cidade, visto que os professores se dedicam ao máximo e vão além do material que é oferecido”, conta ele. O casal que passou pela segunda fase das faculdades que prestaram, aguarda ansioso pelo resultado.

_FER8670
A coordenadora do Cursinho, Sandra Winterstein, entre Stefano e Bruna