.: Alunos do Cieja recebem certificados de conclusão em cerimônia

18 de dezembro de 2023 • Ygor Oliveira

Concluir os estudos representa um marco na jornada educacional de todo estudante, sendo ainda mais significativo para jovens e adultos que frequentemente precisam conciliar as aulas com suas responsabilidades no trabalho e no sustento de suas famílias. Na noite de sexta-feira, 15/12, foi realizada, no anfiteatro da Secretaria Municipal da Educação (SME), a cerimônia de encerramento do ano letivo de 2023 do Centro Integrado de Jovens e Adultos (Cieja).

A celebração contou com a participação de 110 alunos do Cieja, sendo que 25 deles receberam certificados de conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental

Na ocasião, 25 alunos receberam seus certificados de conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental, e no total, 110 estudantes participaram da cerimônia. As professoras Elisabete de Fátima Marengo Ferreira e Cláudia Beatriz Bortoleto foram homenageadas pelos anos de serviços prestados na educação de jovens e adultos.

As professoras do Cieja, Elizabete Ferreira e Cláudia Bortoleto, foram homenageadas pelos anos de dedicação

O prefeito Luciano Almeida acompanhou a cerimônia e aproveitou para destacar a coragem e resiliência dos alunos. “A conquista do certificado destaca a superação de desafios. O Cieja desempenha um papel indispensável na vida daqueles que buscam uma segunda chance educacional, proporcionando flexibilidade para adultos conciliarem seus estudos com outras responsabilidades, principalmente profissionais.”

O prefeito Luciano Almeida esteve na cerimônia de encerramento e ressaltou a persistência e dedicação dos alunos do Cieja

Marilda Soares, assessora especial de projetos e responsável pela formação continuada na área de Educação Étnico-Racial da SME, representou o secretário da Educação, Bruno Roza, e ressaltou o compromisso da equipe do Cieja em apoiar cada aluno em sua jornada educacional. “O certificado que esses alunos estão recebendo representa mais do que a conclusão de um curso, é a realização de sonhos, a superação de desafios e a prova de que a educação é uma ferramenta poderosa para transformar vidas.”

CIEJA – O Centro Integrado de Jovens e Adultos (Cieja) é uma modalidade de ensino da Educação Básica da Rede Municipal que atende jovens e adultos acima de 15 anos, que não ingressaram ou completaram os estudos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na modalidade Supletivo.

As inscrições para o Cieja serão abertas em janeiro de 2024 e poderão ser efetuadas nas escolas municipais de Ensino Fundamental. Para ingressar, é necessário ter 15 anos completos e ter interrompido os estudos entre o 1º e o 5º ano do Ensino Fundamental. Os alunos do Cieja recebem da SME uniformes, material escolar, refeição e passe escolar gratuito para facilitar seus deslocamentos até as aulas.