Alunos da EMEC “Francisco de Almeida Kronka” fazem dramatização de fábulas

28 de outubro de 2014 • André Cruz

Os alunos da Escola Municipal de Educação Complementar (EMEC) “Francisco de Almeida Kronka”, fizeram uma atividade bem diferente no último dia 23. Realizaram uma apresentação para os pais, alunos de outras salas e professores sobre fábulas.

A professora da turma, Eliana do Nascimento Nogueira, tem como rotina semanal a leitura compartilhada, onde os alunos leem em voz alta as histórias. Ela observou o interesse dos alunos em dramatizar histórias e contos lidos.

Sabendo a importância de se trabalhar com as várias manifestações da linguagem, a professora aliou a valorização da leitura e o encantamento com as histórias à arte de representar, fortalecendo, assim, fatores positivos como a promoção da socialização a utilização do movimento de forma expressiva e intencional, o aumento da atenção, da memorização e da criatividade.

Fotos: Fernanda Schmidt

SME_1240

Após decidirem pelas fábulas, a educadora partiu para a organização da turma, que foi um exercício desafiador de integração, pois são alunos de 6 a 9 anos (EMEC do período da manhã), em diferentes etapas do desenvolvimento da linguagem dramática. Eliana apostou e obteve sucesso no exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, aceitação das diferenças, construção e adaptação de cenário, figurino e o respeito às diferentes funções dentro de um espetáculo.

Com essa atividade, a professora Eliana buscou favorecer o desenvolvimento das capacidades expressivas e artísticas além de construir de maneira significativa para o crescimento das crianças tanto no aspecto individual quanto no coletivo.

SME_1249

SME_1250