Alunos da EM Padre Baron ganham bolsa do Dom Bosco

18 de dezembro de 2017 • André Cruz

Parceria entre as escolas ocorre desde 2014 e beneficia dois alunos por ano

Dois alunos de ensino fundamental da EM (Escola Municipal) Padre Pedro Baron, na Vila Resende, ganharam bolsa integral até a conclusão do ensino médio do Colégio Dom Bosco. Na manhã de sexta-feira, alunos fizeram diversas apresentações em homenagem ao patrono da escola. Durante o evento, os alunos com melhores desempenhos também foram homenageados.

A diretora da EM, Cláudia Barbieri, explicou que a parceria entre as duas escolas começou em 2014.  “Para que a criança seja beneficiada com a bolsa, precisa ter desempenho, conceito 10, principalmente em língua portuguesa, matemática, ser assídua, os pais precisam participar das reuniões, comprometimento do aluno, além de uma avaliação feita no fim do ano com conteúdo do Dom Bosco e que foram trabalhados na escola”, explicou. Segundo ela, a parceria resulta em melhoria no aprendizado do aluno. “Nós percebemos que eles se sentem mais motivados em estudar”, disse. A avaliação do desempenho da criança premiada é referente aos três últimos anos letivos.

Em 2015, a EM Padre Pedro Baron participou da avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e já em sua primeira participação atingiu o conceito 7.1. “É só onde tem muita gente boa trabalhando, os professores e funcionários, e alunos dedicados. Essa é considerada uma escola de elite em termos de educação e aprendizado”, disse a secretária municipal de Educação Angela Corrêa.

A diretora pedagógica do Colégio Dom Bosco Eliana Senicato destacou a parceria. “A Nathália e o Guilherme são os alunos que vão para o Dom Bosco por mérito, mas como bem disse a diretora Cláudia, todos são realmente vencedores, porque estudaram, porque ampliaram os horizontes do conhecimento. E ninguém tira isso de vocês. A gente pode perder tudo na vida, mas o conhecimento é nosso e ele se constrói desde pequeno”, disse.

Ganharam as bolsas de estudo do Colégio Dom Bosco o estudante Guilherme Leal  Ribeiro, 10, e Nathália Eduardo de Gaspari Bonfim.

Também participaram da solenidade o padre Rafael, do Colégio Dom Bosco, e quatro aposentados, que foram alunos do Padre Pedro Baron e que trabalham voluntariamente em prol da escola que hoje atende cerca de 600 crianças.

Fotos: Fernanda Shmidt

Padre Rafael, do Colégio Dom Bosco participou das homenagens realizadas na EM Padre Pedro Baron

A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, destacou o bom rendimento dos alunos