.: Aluno Tutor: 54 alunos da Rede Municipal de Educação concluem capacitação em tecnologia Google

29 de junho de 2023 • Ygor Oliveira

Alegres e com muito conhecimento adquirido, 54 alunos matriculados nos 4ºs anos de 19 escolas de Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação receberam na noite de ontem, quarta-feira, 28/06, os certificados de conclusão das aulas do Programa Aluno Tutor, que visa o ensino das tecnologias da plataforma Google For Education.

Participaram do Programa Aluno Tutor 54 alunos matriculados nos 4ºs anos de 19 escolas de Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação.

Desde o mês de março, em encontros quinzenais, os alunos receberam a capacitação e se apropriaram das ferramentas educacionais do Google, estando aptos não apenas para aplicar as tecnologias em uso próprio, como também para auxiliar amigos da turma e membros da comunidade escolar, assumindo papel de protagonistas da cultura de inovação nas escolas.

Todos uniformizados com os logotipos do programa, os alunos, além dos certificados de conclusão do curso receberam diversos brindes adquiridos com os pontos que fizeram através da plataforma gamificada (Lúdicos Game). Além disso, foram escolhidos os alunos destaques entre as turmas, sendo: Theo Martins Silva, da escola Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira (1º lugar), e Maria Clara Romão e Heitor Figueredo dos Santos da escola Professor Mário Chorilli (2º e 3º lugar). O prêmio de escola mais engajada dentre as participantes ficou com a EM. Mário Chorilli, localizada no 1º de maio.

Os alunos Theo Martins Silva, da escola Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira, Maria Clara Romão e Heitor Figueredo dos Santos da escola Professor Mário Chorilli foram destaques entre as turmas.

O juramento proferido pelo aluno Gusttavo Henrique de Oliveira, da escola Professora Elizabeth Consolmagno Cruz, e o discurso de agradecimento feito pela aluna Alice Machado Costa da Escola Fábio de Souza Maria, trouxeram a emoção para a cerimônia. “Foi um dia de muito aprendizado em que todos nós aprendemos a mexer nos chromebooks. Foi muito legal toda essa experiência. Aprendi muito sobre os aplicativos Google. Tudo que eu aprendia nas aulas de quinta, durante o curso, passava na sexta para a minha turma da escola e ganhei o apelido de prô”, destacou a oradora da turma.

A aluna Alice Machado Costa da Escola Fábio de Souza Maria, foi escolhida como oradora das turmas e trouxe emoção para a cerimônia.

Presente durante a formatura, o prefeito Luciano Almeida destacou que, apesar do encerramento do curso, a jornada está apenas começando. “Essa jornada de vocês está apenas começando. Utilizem todo o conhecimento adquirido durante as aulas para que, de fato, vocês possam desenvolver diversas atividades em nossas salas de aula e utilizem o aprendizado para toda a vida”, destacou.

Presente durante a formatura, o prefeito Luciano Almeida destacou  que, apesar do encerramento do curso, a jornada dos alunos está apenas começando.

FORMAÇÃO DAS EQUIPES – A formação do Google For Education também já é uma realidade para outros 1.200 servidores da Educação Municipal, que desde o final do mês de fevereiro deste ano recebem a capacitação da plataforma para ser utilizada dentro e fora das salas de aula. Estão em processo de formação 922 educadores que atuam em escolas de Ensino Fundamental e 277 profissionais de equipes técnicas e gestão escolar.