.: Abertura da 15ª Jornada Pedagógica com o professor Cortella tem público de 2.000 pessoas

17 de outubro de 2023 • Ygor Oliveira

Com a palestra intitulada Mudar é preciso? Acomodar é perecer, o filósofo, escritor, professor universitário e palestrante Mario Sergio Cortella abriu na noite de ontem, segunda-feira, 16/10, a 15ª edição da Jornada Pedagógica, que tem como tema Educação que inspira, transforma e conecta. O evento aconteceu no salão social do clube do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e envolveu cerca de 2.000 servidores da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, Cortella falou sobre a necessidade de atualização e evolução dos profissionais da educação. A Jornada segue com programação até sexta-feira, 20/10.

Professor Mario Sérgio Cortella abriu a 15º Jornada Pedagógica com o tema Educação que inspira, transforma e conecta

“Porque a gente precisa atualizar nossa capacidade, nosso entendimento, nossa relevância. Pessoas que lidam na área de educação escolar lidam com formação de futuro. O futuro vem todos os dias, só que ele não vem do mesmo modo. As pessoas que chegam, chegam com novas gerações. Nossa cabeça não pode ficar ultrapassada, não pode ficar fora do tempo. E, por isso, mudar é complicado, mas acomodar é perecer”, disse o professor Mario Sérgio Cortella, ao comentar sobre o tema da palestra.

Cortella foi recebido pelo Prefeito Luciano Almeida, junto do Secretário de Educação, Bruno Roza e as coord. de educação básica, Ana Marra e Viviane Gimenes

Participaram da palestra o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, o secretário da Secretaria Municipal da Educação (SME), Bruno Roza, além de representantes de outras pastas do município.

“Que seja o início de uma excelente semana. Semana essa que é muito importante para todos nós discutirmos exatamente isso que a palestra do professor Cortella abordou, que mudar é preciso para continuarmos caminhando em direção a um futuro melhor para as nossas crianças. O nosso objetivo hoje é disponibilizar as melhores ferramentas e metodologias para que elas estejam preparadas para o mercado e para mudar o mundo”, reforçou o prefeito Luciano Almeida.

Antes da palestra do professor Mario Sergio Cortella houve apresentação de músicos da Orquestra Piracicabana de Viola Caipira.

Orquestra Piracicabana de Viola Caipira, fizeram uma apresentação durante a cerimônia de abertura

“Nós estamos iniciando a 15ª Jornada Pedagógica. Assumimos um compromisso com a Rede de oportunizar as melhores formações, as melhores vivências dos melhores palestrantes disponíveis hoje no nosso país. E esse ano também internacional, recebendo o professor António Nóvoa, de Portugal. Então, nós esperamos sinceramente que os professores, os funcionários, que toda a nossa equipe aproveite essa oportunidade de ter acesso ao melhor, a oportunidade do aprendizado e da formação continuada. Esse é o nosso compromisso”, disse o secretário Bruno Roza.

O evento aconteceu no salão social do clube do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e envolveu cerca de 2 mil servidores da Secretaria Municipal de Educação

O DIA – Hoje, terça-feira, 17/10, a programação da 15ª Jornada Pedagógica segue intensa, com a realização de três palestras. Nos períodos da manhã e tarde, o Anfiteatro Professor Hamilton Fernando Torrezan recebeu o o professor Rodrigo Morozzeti Blanco, com a palestra Desenvolvendo habilidades em matemática na abordagem Steam, seguido do Workshop Steam e a BNCC: Possibilidades e desafios com a professora Lilian Bacich e professora Aline Mendes Geraldi, da qual mais de 400 pessoas participaram presencialmente.

O Prof. Me. Rodrigo Morozzeti Blanco abriu o segundo dia da Jornada Pedagógica 2023

No período noturno, às 19h, o Pecege sediará a palestra com a professora Vera Iaconelli, que trata sobre o Fortalecimento dos vínculos na comunidade escolar, com mais de 450 inscritos.

Confira a programação completa:

17/10 – 19h – Palestra: Fortalecimento dos vínculos na comunidade escolar – Drª Vera Iaconelli – Local: Anfiteatro SME;

18/10 – 08h / 13h30 – Musicalização e Workshop – Grupo Triii – Local: Anfiteatro Pecege;

18/10 – 18h – Palestra: Como nos tornamos professores e professoras? – Prof. Dr. António Nóvoa – Local: Anfiteatro Pecege;

19/10 – 08h / 13h30 – Palestra: Educação Ambiental e mudanças do clima: Nutrindo transformações na comunidade e no espaço escolar / Diálogo: Conexões na transição para escolas sustentáveis – Prof. Dr. Edson Grandisoli / Apresentação de projetos das escolas municipais – Local: Anfiteatro SME;

19/10 – 19h – Palestra: Transtorno opositor desafiador – Prof. Me. Robson Dias – Local: Anfiteatro SME;

20/10 – 08h / 13h30 – Palestra: Educação 5.0 – Por uma aprendizagem criativa – Profª. Me. Débora Garofalo / Escape Game – Colaborativa / Mesa Redonda com as crianças do Aluno Tutor – Local: Anfiteatro SME.