.: Abertura da 14ª Jornada Pedagógica tem público de 2 mil pessoas

18 de outubro de 2022 • Ygor Oliveira

Como a palestra intitulada O Futuro da Educação, o professor, historiador e palestrante Leandro Karnal abriu na noite de ontem, segunda-feira, 17/10, a 14ª edição da Jornada Pedagógica, que tem como tema O Futuro da Educação – Superando Desafios, Construindo Saberes. O evento aconteceu no salão social do clube do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e envolveu mais de 2 mil servidores da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, Karnal falou sobre como lidar com a educação para as próximas gerações e respondeu perguntas realizadas pelos presentes. A Jornada segue com programação até sexta-feira, 21/10.

Professor Leandro Karnal abriu a 14º Jornada Pedagógica com o tema “O Futuro da Educação”.

“Nós estamos em um desafio de longo prazo e que precisa de uma reflexão estratégica muito importante. De todas as funções, o magistério é a que trabalha mais ao longo prazo e, então, nós precisamos pensar estrategicamente para que possamos fazer uma educação significativa pensando de como será Piracicaba daqui a 100 anos”, falou o professor Leandro Karnal.

Participaram da palestra o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, o secretário da SME (Secretaria Municipal da Educação), Bruno Roza, além de representantes de outras pastas do município. Estiveram presentes, também, o prefeito de Águas de São Pedro, João Victor Barboza, e representantes das secretarias de educação de Sorocaba, Limeira, Águas de São Pedro, Rio Claro, São Pedro e Araras, cidades parceiras da Região Metropolitana de Piracicaba.

O Prefeito Luciano Almeida, junto do Secretário de Educação, Bruno Roza, receberam o palestrante da noite, Professor Leandro Karnal.

“Professor Karnal é um grande palestrante e trouxe para nós diversos temas importantes para serem discutidos e, assim, avançarmos cada vez mais na educação em Piracicaba.”, comentou o prefeito Luciano Almeida.

Antes da palestra do professor Leandro Karnal, houve apresentação com músicos da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba).

Músicos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), fizeram uma apresentação durante a cerimônia de abertura.

“Foi um momento ímpar para a educação de Piracicaba. O professor Karnal, que leva multidões por onde passa, pôde compartilhar com a nossa Rede os seus ensinamentos, experiências e todo seu legado na educação. Para as próximas edições, já pensamos em trazer outros grandes nomes para trocar experiências com o time da Educação de Piracicaba”, disse o secretário Bruno Roza.

A professora Me. Renata Barroso de Siqueira Frauendorf abriu o segundo dia da Jornada.

O DIA – Nesta terça-feira, 18/10, a programação da 14ª Jornada Pedagógica seguiu intensa, com a realização de três palestras. No período da manhã, o Anfiteatro Professor Hamilton Fernando Torrezan foi palco da palestra Leitura Como Prática Social: da Vida para a Escola, com a professora Renata Barroso de Siqueira Frauendorf, contando com a participação de 360 pessoas de modo presencial e online. Mais tarde, às 14h, houve a palestra da professora Katia Smole, com o tema Os Desafios das Redes e das Escolas na Recomposição das Aprendizagens: Possibilidades e Perspectivas para os Próximos Anos. Participaram ao todo cerca de 500 pessoas, tanto presencialmente quanto de forma online. No período noturno, às 19h30, a SME sedia palestra com a professora Maria Aparecida Ramires Zulian, que trata sobre A Importância do Trabalho Colaborativo de Toda Equipe Escolar para uma Inclusão Eficaz, com mais de 750 inscritos.

A professora Draª Katia Smole deu andamento nas apresentações na tarde desta terça-feira.

Confira a programação completa:

19/10 – 08h – Palestra: A criança, a natureza e o brincar – Prof. Dr. Gandhy Piorski;
19/10 – 14h – Palestra: Formação Estética: outros diálogos, outras experiências no percurso da educação infantil – Prof.ª Dr.ª Vilma Silva;
19/10 – 19h30 – Palestra: Diálogos autênticos: um caminho para a conexão – Prof.ª Me. Silvia Adriana da Silva;

20/10 – Manhã, tarde e noite – Relatos de boas experiências na Rede Municipal de Educação;
20/10 – 08h30 / 13h30 – Palestra: Educação STEAM e a formação integral do estudante – Lilian Bacich;

21/10 – 08h30 / 13h30 – Palestra: Aprendizagem Baseada em Projetos – Leandro Holanda;
21/10 – 08h30 / 13h30 – Oficina: Documentação Pedagógica – Cintia Marques;
21/10 – 9h30 / 14h30 – Sessão de Banners;