SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Projeto ABC do Do Ré Mi volta a encantar crianças da rede municipal

22 de agosto de 2016 • André Cruz

Após férias escolares, Orquestra Sinfônica de Piracicaba retomou apresentações

Fotos: Fernanda Schimdt

_SME1613_Custom

O projeto ABC do Do Ré Mi retomou, após as férias escolares, com as apresentações didáticas chamadas de “showcertos” na sexta-feira, 19/08, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. O projeto, de iniciativa do maestro, diretor artístico e regente titular da OSP, Jamil Maluf, é desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural. A apresentação, que conta com 18 instrumentistas e um ator cômico, ocorre uma vez por mês, totalizando até novembro, 16 apresentações a 5.940 alunos.

O roteiro foi elaborado pelas coordenações de educação infantil e de ensino fundamental da Secretaria de Educação. “É um investimento na formação. As apresentações são lúdicas, divertem e ensinam ao mesmo tempo. Para muitas crianças, é a primeira ida a uma casa de espetáculos e o primeiro contato com a música clássica. É uma experiência de vida que nunca se esquecerão”, diz a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa. “O importante é que, ao observar uma orquestra, as crianças recebem valores como trabalho em equipe, atribuições individuais, disciplina e responsabilidade. A sensação, ao ver o brilho nos olhos e as reações de cada criança, é de encantamento”, completa a secretária.

Na opinião do maestro Jamil Maluf, o projeto é uma das formas de a Orquestra contribuir com a formação de plateia especializada em cultura. “A música permite interpretar o mundo de várias maneiras. Desperta a emoção, faz refletir, aguça a curiosidade e traz novas ideias. Assim, a Sinfônica de Piracicaba contribui com a formação cultural, assegurar a difusão e a valorização cultural. É um investimento no futuro, mas é também no presente”, explica.

O roteiro do ABC do Dó Ré Mi começa com 18 músicos, numa típica apresentação sinfônica, até que um espectador inconveniente e cheio de dúvidas interrompe a performance para fazer seus questionamentos. Ele tenta convencer o maestro, de todas as formas, de que possui aptidão para reger o grupo. As intervenções cômicas estão aos cuidados do ator Romualdo Sarcedo e a interpretação de maestro fica com o violinista Luís Fernando Dutra.

Apropriando-se da linguagem do humor, o ABC do Dó Ré Mi costura música e teatro para apresentar as diversas famílias dos instrumentos e a formação de uma orquestra. Instrumentos de brinquedo são incorporados à cena. Canções conhecidas do público infantil também são apresentadas, como os temas musicais do game Mario Bros e da animação Frozen – Uma Aventura Congelante, além de músicas conhecidas do universo infantil, como Marcha Soldado.

 

Para a aluna Tassieli Cristina, 9 anos, da E.M. Elisabeth Consolmagno Cruz, a sua primeira ida ao teatro foi muito interessante. “Além de eu conhecer esse lugar histórico da minha cidade, gostei bastante de todos os instrumentos que ouvi, além da música do Super Mário, que foi muito legal”, diz ela.

_SME1591_Custom

Luís Eduardo Bueno, 9 anos, da E.M. Irineu Umberto Packer, prestou atenção em tudo e sabia até os nomes do maestro e do ator. “O Romualdo que fez o palhaço foi bem divertido, interagiu bastante com a gente”, conta ele. “Quanto ao instrumento, gostei mais do xilofone, pois o som é mais agudo”, completa.

_SME1593_Custom

_SME1588_Custom
_SME1631_Custom
_SME1676_Custom

‹ voltar