6ª Jornada Pedagógica: os desafios da alfabetização

17 de outubro de 2013 • André Cruz

“O professor é um engenheiro didático na construção da alfabetização”. Essa foi uma das primeiras afirmações feitas pelo professor e doutor em linguística aplicada Clécio dos Santos Bunzen Júnior, que ministrou na noite de ontem, a palestra “Desafios na alfabetização no século XXI: práticas e metodologias”. A Jornada Pedagógica deste ano defende o tema “Inquietações sobre o cotidiano escolar”  e tem tido a participação de cerca de 300 pessoas nos três períodos do evento.

Para Clécio, a alfabetização é um trabalho complexo, já que o professor de educação infantil precisa se preocupar e pensar em muitos detalhes. Ele defende a ideia de que as crianças precisam mergulhar na cultura escrita que pode ser adquirida de três formas: manuscrita, a impressa e cibercultura. “Não existe educação infantil sem letras, sem escrita, sem livros. O professor tem que ser apaixonado pela leitura”, defende.

Hoje, os temas das palestras são “Produção de textos: reescrita e o trabalho no percurso de autoria” abordado pela professora Kátia Brakling, e “Os desafios para a construção de uma escola inclusiva”, que será debatido pela professora Adriana Sapede Rodrigues.
A 6ª Jornada Pedagógica segue até amanhã, 18, com apresentações de projetos em forma de pôster por alguns professores da rede.

Foto: Fernanda Schmidt

_FER6192

Homenagem – Na semana em que se comemorou o Dia do Professor, 15 de outubro, a Câmara de Vereadores, por meio do Vereador José Luis Ribeiro, homenageará  22 professores da Rede Municipal de todos os segmentos, entre Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Física, EMEC (Escola Municipal de Educação Complementar) e CIEJA (Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos). A cerimônia está marcada para amanhã, às 19h30, no Sindicato dos Metalúrgicos. Após as homenagens, haverá um show com a Banda Acrópolis.

“A iniciativa do Vereador José Luiz Ribeiro nos deixou muito honrados. É uma satisfação muito grande poder retribuir, de alguma maneira, pelo trabalho tão eficiente que os nossos professores têm desenvolvido junto às crianças, jovens e adultos” enalteceu a Secretária Angela.

Fotos: Fernanda Schmidt

Período da manhã: Palestra de Profª Draª Marcia Gobbi