.: 54 alunos da Rede Municipal de Educação concluem capacitação do Google For Education

16 de junho de 2023 • Ygor Oliveira

Cinquenta e quatro alunos matriculados nos 4ºs anos de 19 escolas de Ensino Fundamental na Rede Municipal concluíram as aulas do Programa Aluno Tutor, que visa o ensino das tecnologias da plataforma Google For Education. Em encontros quinzenais, os alunos receberam a capacitação e se apropriaram das ferramentas educacionais do Google, tornando multiplicadores e apoiadores do uso das ferramentas em sala de aula.

A aluna Beatriz Vitória Moreira Sampaio, do 4º ano B da Escola Municipal Taufic Dumit está empolgada com as novas ferramentas.

Com a conclusão da formação, estão aptos não apenas para aplicar as tecnologias em uso próprio, como também para auxiliar membros da comunidade escolar, assumindo papel de protagonistas da cultura de inovação nas escolas. As crianças realizaram o curso por meio da plataforma gamificada (Lúdicos Game), aprendendo sobre as principais ferramentas do Google. Os encontros foram realizados de forma presencial e em ambiente virtual, compondo, ao todo, 57 horas de formação. A formatura da turma está agendada para o dia 28/06.

Empolgados com todo o conhecimento adquirido, os alunos Davi Celestino de Jesus, do 4º ano C da Escola Municipal João Batista Nogueira e Beatriz Vitória Moreira Sampaio, do 4º ano B da Escola Municipal Taufic Dumit, foram enfáticos ao dizer se gostaram do curso e emendaram um grande “sim”.

As crianças atuarão como protagonistas na adoção de tecnologias Google no ambiente escolar.

“Eu adorei conhecer todas as ferramentas, principalmente o jamboard, formulários, apresentações, drive e o lúdicos game. Todas as vezes que fizemos o uso do Chromebook na minha escola, vou pegando e ensinando meus amigos”, comenta Beatriz, com complemento de Davi: “Foi um jeito de aprender brincando. Para ensinar as crianças vou ter muita calma e estarei lá para ajudar, como um monitor”.

A formação do Google For Education também já é uma realidade para outros 1.200 servidores da Educação Municipal, que desde o final do mês de fevereiro deste ano, recebem a capacitação da plataforma para ser utilizada dentro e fora das salas de aula. Estão em processo de formação 922 educadores que atuam em escolas de Ensino Fundamental e 277 profissionais de equipes técnicas e gestão escolar.

Davi Celestino de Jesus, do 4º ano C da Escola Municipal João Batista Nogueira comenta que terá muita calma para ensinar seus amigos.

Durante a cerimônia de lançamento do Programa Aluno Tutor, o prefeito Luciano Almeida destacou a importância desta formação na vida dos alunos. “Estamos trabalhando para oferecer o melhor para vocês. Agarrem esta oportunidade e utilizem o aprendizado para toda a vida. Com os laptops que já estão disponíveis para o uso de vocês nas salas de aula, poderão colocar em prática todo esse conhecimento e compartilhar com todos os colegas nas unidades escolares”, ressaltou.