.: 53 alunos da Rede Municipal de Educação iniciam capacitação do Google For Education

30 de março de 2023 • Ygor Oliveira

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início na noite de ontem, quarta-feira, 29/03, ao Programa Aluno Tutor, viabilizando a capacitação de 53 alunos dos 4ºs anos de Ensino Fundamental matriculados na Rede Municipal no uso das tecnologias da plataforma Google For Education.

Na ocasião, foram apresentados aos alunos, pais, tutores e gestores escolares a proposta do programa, as etapas previstas e o cronograma de atividades, além de um panorama geral sobre tecnologia e contexto educacional.

Serão capacitados 53 alunos dos 4ºs anos de Ensino Fundamental matriculados na Rede Municipal no uso das tecnologias da plataforma Google For Education.

A partir de agora, em encontros quinzenais, os alunos receberão a capacitação para se apropriarem das ferramentas educacionais do Google e torná-los multiplicadores e apoiadores do uso dessas ferramentas em sala de aula. Após a formação, eles estão aptos não apenas para aplicar essas tecnologias em uso próprio, como também para auxiliar membros da comunidade escolar, assumindo papel de protagonistas da cultura de inovação nas escolas.

Durante a formação, os estudantes terão acesso ao curso em uma plataforma gamificada (Lúdicos Game), na qual aprenderão sobre as principais ferramentas do Google. Eles ainda terão encontros síncronos de formação, presenciais e em ambiente virtual, compondo ao todo 57 horas de formação.

O prefeito Luciano Almeida destacou a importância da formação Google na vida dos alunos.

A formação do Google For Education já é uma realidade para outros 1.200 servidores da Educação Municipal, que desde o final do mês de fevereiro, recebem a capacitação da plataforma para ser utilizada dentro e fora das salas de aula. Estão em processo de formação 922 educadores que atuam em escolas de Ensino Fundamental e 277 profissionais de equipes técnicas e gestão escolar. A SME também já trabalha em um novo processo para estender a capacitação para todos os professores da Educação Infantil.

Presente no lançamento do Programa Aluno Tutor, o prefeito Luciano Almeida destacou a importância desta formação na vida dos alunos. “Estamos trabalhando para ofertar o melhor para vocês. Agarrem esta oportunidade e utilizem de aprendizado para toda a vida. Com os laptops que já estão disponíveis para o uso de vocês nas salas de aula, poderão colocar em prática todo esse conhecimento e compartilhar com todos os colegas nas unidades escolares”, ressaltou.

Anfiteatro da SME foi palco do lançamento do programa que reuniu alunos, pais e comunidades escolares.

“Sou fruto de escola pública e sei da importância de projetos como esse na vida de nossos alunos. Após iniciar o processo de formação dos nossos professores e funcionários, chegou a vez dos 53 alunos da nossa Rede contarem com a capacitação da plataforma Google For Education, tendo um papel importante dentro dos ambientes escolares, sendo multiplicadores e auxiliando os demais colegas de sala no uso das ferramentas do Google”, destaca o secretário de Educação, Bruno Roza.

Os alunos receberão certificados ao final do programa. Para isso é necessário que obtenham um aproveitamento mínimo de 80% no Lúdicos Game, participem dos encontros síncronos de formação, entregue um portfólio de conclusão do curso, atenda ao menos um profissional na etapa Adote um Professor e responda ao Relato de Experiência.