.: 4.900 funcionários recebem capacitação sobre primeiros socorros

16 de dezembro de 2022 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Saúde do Escolar e da Coordenação de Educação Básica, na última quinta-feira, dia 15/12, realizou o último encontro de capacitação dos servidores que atuam dentro e fora das salas de aula em primeiros socorros, bem como de funcionários terceirizados. A atividade foi realizada durante todo o mês de novembro e finalizado em dezembro, contando com a participação de 4.900 servidores.

A medida, realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros e SAMU de Piracicaba, por meio do bombeiro educador David Antônio Filho, sob o comando do Major PM Kleber Moura de Oliveira, e da enfermeira Juliana Baldan de Barros, do Núcleo de Educação em Urgência, que coordenaram os treinamentos, teve como objetivo principal a busca de um socorro rápido em ocorrências que possam vir a ocorrer na Rede Municipal de Educação.

O professor de Educação Física André Luís Godoy, que atua na Escola Municipal Professor Décio Miglioranza, realiza as manobras e procedimentos de emergência.

E, esse objetivo foi mais que cumprido. É o que comenta o professor de Educação Física André Luís Godoy, que atua na Escola Municipal Professor Décio Miglioranza. “São situações que apesar de não serem tão rotineiras, podem acontecer a qualquer momento e temos que estar preparados e ter o conhecimento para poder agir. Esse tipo de treinamento, sem dúvidas, é muito importante para nós”, destaca.

Esta também é uma obrigação dada pela Lei Estadual nº 15.661/2015, que consiste na adoção de programa de primeiros socorros nas redes de educação em todo o estado de São Paulo e que Piracicaba passa a cumprir.

“O Setor de Saúde do Escolar está sentindo se honrado em poder proporcionar qualidade de vida e ajudando a salvar vidas através do Treinamento de Primeiros Socorros realizado junto ao SAMU/NEU e Corpo de Bombeiros para mais de 4.900 funcionários lotados nas Escolas Municipais e setores da SME. Sabemos da importância da Lei Lucas que, com certeza, formaremos multiplicadores para maior segurança dos nossos alunos que frequentam o ensino infantil e fundamental em nossa querida cidade”, ressalta Cláudia Parussulo, chefe do Setor de Saúde do Escolar.

Esse sentimento é compartilhado pela enfermeira Juliana Baldan de Barros, do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU. “Conseguimos transmitir nesses encontros a importância dos primeiros socorros e, isso não vai somente para as escolas, para os ambientes de trabalho, mas vai para a vida de cada um. Quanto mais pessoas contarem com esse treinamento, maiores são as chances de quem precisa de ajuda”, diz.

Os encontros foram realizados no Anfieatro Hamilton Fernando Torrezan na SME.

“O projeto foi importantíssimo, pois conseguimos fazer com que 100% dos funcionários das escolas fossem preparados para qualquer situação adversa. Quando um pai e uma mãe deixam seus filhos nas escolas, eles estão deixando o maior patrimônio daquela residência”, pontua o bombeiro educador David Antônio Filho.

O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, destacou a importância dessa parceria entre a SME, o Corpo de Bombeiros e o Samu de Piracicaba. “Em nome de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação faço aqui um agradecimento muito especial à equipe do Corpo de Bombeiros, do SAMU, comandada a equipe de Saúde do Escolar, que durante esses últimos dias, praticamente um pouco mais de um mês, realizamos o processo de formação de primeiros socorros para mais de 4 mil servidores da rede municipal de Educação”, pontua.

O chefe da pasta complementou que com essa formação, recebendo atividades práticas, deixarão a Rede pronta e preparada para lidar com eventuais situações no dia a dia. “Obrigado a todos que se envolveram nesse processo e que nos próximos anos essas formações continuem acontecendo, aprimorando cada vez mais a nossa equipe”, finaliza.